Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32430
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcioBittarBigonha_tcc.pdf28,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da drenagem no desenvolvimento da região do Assentamento 26 de Setembro - DF
Autor(es): Bigonha, Márcio Bittar
Orientador(es): Koide, Sérgio
Assunto: Drenagem urbana
Urbanização
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 8-Nov-2022
Referência: BIGONHA, Márcio Bittar. Avaliação da drenagem no desenvolvimento da região do Assentamento 26 de Setembro - DF. 2021. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O processo de desenvolvimento de cidades brasileiras muitas vezes se dá sem a consideração de importantes fatores. Esse desordenado processo de construção das cidades pode provocar altas taxas de impermeabilização do solo e até mesmo promover a ocupação de leitos de rios. As alterações no uso do solo provocam redução no tempo de concentração de águas pluviais na bacia, aumento no volumes escoados e eleva o valor de pico de vazões. Dessa forma, a ocorrência de enchentes se torna mais frequente e intensa. Soluções para a questão da drenagem foram elaboradas ao longo do tempo, com diferentes mecanismos de manejo. As soluções clássicas para a drenagem foram propostas com base no escoamento de volumes e afastamento das águas pluviais. Já as soluções alternativas foram desenvolvidas com base em mecanismos de detenção e infiltração, no intuito de minimizar os efeitos a jusante. O Assentamento 26 de Setembro vem sendo ocupado em área próxima ao centro de Brasília e apresenta configuração urbana semelhante à já consolidada na região de Vicente Pires, de instalação de condomínios horizontais com alta taxa de impermeabilização do solo. O presente estudo objetivou avaliar o processo de desenvolvimento da região do Assentamento 26 de Setembro considerando uma evolução no processo de ocupação conduzindo à realidade de Vicente pires e analisando os efeitos desse processo na drenagem urbana. Foram propostas infraestruturas de drenagem para viabilizar a análise dos efeitos hidrológicos e foi realizada simulação com o programa PCSWMM, que incorpora o programa computacional SWMM. As análises apontaram para o aumento dos hidrogramas de cheias e para a necessidade de aplicação de medidas de controle centralizado na gestão das vazões excedentes, que já se mostram alteradas em relação ao uso estabelecido nas diretrizes de ocupação para a região.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.