Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IrismarRominiaDantasDeAbrantesOliveira_tcc.pdf401,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Justiça restaurativa por meio de círculos de paz nas unidades de internação de medidas socioeducativas da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Irismar Rominia Dantas de Abrantes
Orientador(es): Estivalet, Anelise Gregis
Assunto: Práticas restaurativas
Sistema socioeducativo
Conflito - administração
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: OLIVEIRA, Irismar Rominia Dantas de Abrantes. Justiça restaurativa por meio de círculos de paz nas unidades de internação de medidas socioeducativas da Paraíba. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho busca analisar a possibilidade da Justiça Restaurativa, por meio da experiência de “Círculos de Construção de Paz” no contexto socioeducativo, como meio para resolução de conflitos no âmbito das Unidades Socioeducativas da Paraíba. Desta forma, considero que o tema Justiça Restaurativa através de uma proposta de implantação dos Círculos de Paz nas Unidades Socioeducativa da Paraíba, tem como objetivo que os adolescentes que cometeram o ato infracional reflitam sobre os efeitos resultantes dos seus atos e repensem as atitudes advindas das suas ações para as vítimas e também para eles e seus familiares. Os encontros deveram ser realizados nas Unidades de Internação da Paraíba, com a participação de adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas de internação. As práticas circulares, por meio de uma visão mais abrangente da situação, possuem o fim de construir a paz e desenvolver inteligência emocional, sendo considerada uma forma de resolução de conflitos. Para tanto, este trabalho pretende contextualizar historicamente a Justiça Restaurativa, abordando seu surgimento e explorando a base teórica das técnicas circulares possíveis para a resolução de conflitos. Ainda, apresenta um levantamento a partir de pesquisas de projetos já implantados em outros estados que adotam práticas circulares da Justiça Restaurativa. Por fim, demonstra que a implantação de tais práticas pode gerar uma transformação de paradigma tendo como principal enfoque o bem estar social.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.