Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32413
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CarloSobralDeVito_tcc.pdf6,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise hidrológica do Assentamento 26 de Setembro considerando ocupação ordenada com implantação de medidas compensatórias
Autor(es): Vito, Carlo Sobral de
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Oliveira, Aline da Nóbrega
Assunto: Drenagem urbana
Distrito Federal (DF) - planejamento urbano
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: VITO, Carlo Sobral de. Análise hidrológica do Assentamento 26 de Setembro considerando ocupação ordenada com implantação de medidas compensatórias. 2021. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Distrito Federal sofre com invasões constantes no seu território, com ocupações desordenadas sem a implantação de infraestruturas de drenagem urbana, causando transtornos à própria área ocupada, assim como às áreas à jusante, O trabalho busca demonstrar a validade dos conceitos de cidade esponja no planejamento de áreas urbana, visando resolver os problemas de alagamentos e inundações ligados à drenagem das águas pluviais. Depois de serem descritas as principais medidas compensatórias para reduzir o volume de escoamento e/ou as vazões de pico em áreas urbanizadas, sua implantação foi simulada num desenho urbanístico de ocupação ordenada previamente definido no Assentamento 26 de Setembro, região onde o processo de urbanização vem ocorrendo de maneira acelerada e desordenada. Nessa tarefa, o software PCSWMM se demostrou ser uma ferramenta versátil para a análise hidrológica de áreas urbanas. Os resultados mostram que a ocupação planejada do Assentamento 26 de Setembro com a adoção de medidas compensatórias pode levar a vazões de pico dentro dos limites previstos na legislação vigente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.