Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunaLuisaAmaral_tcc.pdf2,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da expansão urbana em áreas susceptíveis a deslizamentos rasos estudo de caso : Fercal-DF
Autor(es): Amaral, Bruna Luisa
Orientador(es): Cordão Neto, Manoel Porfírio
Coorientador(es): Azevedo, George Fernandes
Assunto: Expansão urbana
Planejamento urbano - Fercal (DF)
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data de apresentação: 6-Mai-2021
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: AMARAL, Bruna Luisa. Avaliação da expansão urbana em áreas susceptíveis a deslizamentos rasos estudo de caso: Fercal-DF. 2021. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Movimentos de massa constituem eventos desastrosos, especialmente em áreas tropicais e montanhosas, onde esses processos são intensificados pelas atividades antrópicas. A ocupação urbana crescente e indiscriminada em áreas desfavoráveis, sem o planejamento adequado do uso do solo e incorporação apropriada de técnicas de estabilização, tem resultado em acidentes relacionados a processos dessa natureza que, muitas vezes, levam proporções de desastres. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a rápida expansão urbana que ocorreu nos últimos anos na Fercal, localizada nas proximidades de Sobradinho, Distrito Federal, situando esse crescimento em relação às áreas com tendência a desenvolvimento de eventos de movimentos de massa. Para tanto, foram utilizadas imagens de satélite da série Landsat para os anos de 2013e 2019, as quais foram classificadas quanto ao uso e ocupação do solo a partir da avaliação do seu comportamento espectral. De forma paralela, um mapa de susceptibilidade a ocorrência de deslizamentos rasos dado em termos probabilísticos é utilizado e confrontado com a malha urbana estabelecida. O resultado da pesquisa permitiu verificar a tendência de ampliação da malha urbana e observar se o adensamento se direciona no sentido de áreas que apresentam susceptibilidade a ocorrência de movimentos de massa. Como conclusão, pode-se afirmar que a abordagem metodológica baseada em uma ferramenta de detecção remota, combinada com modelos de estabilidade de encostas, estabelecida em Sistemas de Informação Geográfica, se mostra eficiente para estudos de uso e ocupação do solo, assim como para fins de planejamento urbano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.