Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32400
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GladstonFerreiraDaSilva_tcc.pdf435,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Mais Infância Ceará : possibilidades para o desenvolvimento integral da criança
Autor(es): Silva, Gladston Ferreira da
Orientador(es): Abrão, Kênia Cristina Lopes
Assunto: Políticas públicas
Desenvolvimento infantil
Programa Mais Infância Ceará
Data de apresentação: 27-Fev-2022
Data de publicação: 6-Nov-2022
Referência: SILVA, Gladston Ferreira da. Programa Mais Infância Ceará: possibilidades para o desenvolvimento integral da criança. 2022. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas para a primeira infância, garante que tenhamos adultos capazes de serem protagonistas de suas próprias historias, e esse público alvo tem sido objeto de estudos, tem sido visto com afeição pelos governos, pois a garantia de um futuro próspero e com uma população com um nível de desenvolvimento avançado é o que faz com que o desenvolvimento infantil tenha sido bastante valorizado. O presente trabalho tem como tema Programa Mais Infância Ceará: Possibilidades para o Desenvolvimento Integral da Criança, onde o objetivo foi descrever o Programa Estadual, suas estratégias de desenvolvimento infantil, relatando suas subdivisões, diretrizes e benfeitorias, demonstrando a exemplo de outros Estados que a valorização do desenvolvimento da primeira infância, diminui as vulnerabilidades sociais presentes no âmbito familiar e comunitário, e consequentemente aumenta a qualidade de vida da população cearense. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa, analise e descrição dos documentos legais em aproximação com a realidade vivenciada pelas famílias, para isso buscou-se analisar as Leis governamentais ligadas ao Programa em questão desde sua implementação. Neste artigo é abordado com detalhes as etapas do Programa, desde sua implementação e desenvolvimentos nos municípios, até a consolidação como Política Pública Estadual. Por fim, vale ressaltar que este artigo procura apontar o sucesso do Programa para que os demais Estados possam também desenvolver Politicas Públicas que tenham público alvo a primeira infância.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.