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Título: Evasão escolar : análise do percurso escolar de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas
Autor(es): Santos, Geniane Pereira dos
Orientador(es): Costa Neto, Antônio Gomes da
Assunto: Evasão escolar
Adolescentes infratores
Medidas socioeducativas
Data de apresentação: 20-Fev-2022
Data de publicação: 6-Nov-2022
Referência: SANTOS, Geniane Pereira dos Santos. Evasão escolar: análise do percurso escolar de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas. 2022. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo discute a garantia do direito da criança e do adolescente à educação e em específico, o direito dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em unidades de internação. Motivada pela problemática da importância de conhecer a trajetória escolar do adolescente após o cumprimento da medida socioeducativa, este trabalho buscou como objetivo geral compreender a trajetória destes adolescentes após o cumprimento da medida socioeducativa, ocorrida antes da conclusão do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo amostral entre representantes da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. De forma específica objetivou-se descrever os meios utilizados pelo Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente para o acompanhamento da trajetória do adolescente após o cumprimento da medida socioeducativa e analisar estes meios. A hipótese levantada - como realizar o monitoramento do percurso escolar do adolescente após o cumprimento da medida socioeducativa - foi parcialmente comprovada nos resultados da pesquisa de campo ao apontar o Sistema Mineiro de Administração Escolar como o atual sistema de monitoramento utilizado pela Secretaria de Estado de Educação.
Abstract: This article discusses the guarantee of the right of children and teenagers to education and, specifically, the right of teenagers to comply with socio-educational measures in inpatient units. Motivated by the problem of the importance of knowing the teenagers school trajectory after completing the socio-educational measure, this work sought as a general objective to understand the trajectory of these teenagers after fulfilling the socio-educational measure, which occurred before completing high school. For this purpose, a sample field research was carried out among representatives of the Minas Gerais State Department of Education and the Minas Gerais State Department of Justice and Public Security. Specifically, the objective was to describe the means used by the Child and Teenager Rights Guarantee System to monitor the trajectory of the teenager after the fulfillment of the socioeducational measure and to analyze these means. The hypothesis raised - how to carry out the monitoring of the teenagers school trajectory after the fulfillment of the socio-educational measure - was partially proven in the results of the field research by pointing out the Minas Gerais School Administration System as the current monitoring system used by the State Department of Education.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
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