Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GeneySoaresQuintinoChaves_tcc.pdf630,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O acesso à educação profissionalizante como mecanismo de efetividade da medida socioeducativa : um estudo de caso da educação profissionalizante na unidade de internação provisória sul de Cachoeiro de Itapemirim no Estado do Espírito Santo
Outros títulos: Access to vocational education as a mechanism of effectiveness of the socioeducational measure : a case study of vocational education in the provisional internment unit south of Cachoeiro de Itapemirim in the state of Espírito Santo
Autor(es): Chaves, Geney Soares Quintino
Orientador(es): Costa Neto, Antônio Gomes da
Assunto: Ensino profissional
Medidas socioeducativas
Adolescentes infratores
Data de apresentação: 27-Fev-2022
Data de publicação: 6-Nov-2022
Referência: CHAVES, Geney Soares Quintino. O acesso à educação profissionalizante como mecanismo de efetividade da medida socioeducativa: um estudo de caso da educação profissionalizante na unidade de internação provisória sul de Cachoeiro de Itapemirim no Estado do Espírito Santo. 2022. 24 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo de pesquisa tem objetivo examinar o acesso à educação profissionalizante como mecanismo de medida socioeducativa ao adolescente autor de atos infracionais na Unidade de Internação Provisória Regional Sul (UNIP) Sul do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), localizado no município de Cachoeiro de Itapemirim. Nesse viés, entende-se que a educação profissionalizante na medida socioeducativa tem como idéia basilar, a busca pelo resgate ao adolescente por meio da pedagogia educativa, na reintegração social dentro do âmbito familiar e da sociedade mediante uma qualificação profissionalização voltada para mercado de trabalho.
Abstract: The present research study aims to examine access to vocational education as a mechanism for socio-educational measures for adolescents who commit infractions at the South Regional Provisional Internment Unit (UNIP) South of the Instituto de AtendimentoSocioeducativo do Espírito Santo (IASES), located in the municipality of Cachoeiro de Itapemirim. In this bias, it is understood that vocational education in the socio-educational measure has as its basic idea, the search for the rescue of the teenager through educational pedagogy, in the social reintegration within the family and society through a professional qualification focused on the labor market.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.