Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32367
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielBessoniMiranda_tcc.pdf389,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conselho Federal da OAB e transparência no meio digital : perspectivas para o futuro da accountability da instituição e o exemplo da OAB/GO
Autor(es): Miranda, Gabriel Bessoni
Orientador(es): Teixeira, Graziela Dias
Assunto: Accountability
Ordem dos Advogados do Brasil
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 3-Nov-2022
Referência: MIRANDA, Gabriel Bessoni. Conselho Federal da OAB e transparência no meio digital: perspectivas para o futuro da accountability da instituição e o exemplo da OAB/GO. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Procura-se neste trabalho analisar o processo de prestação de contas feito a partir do sítio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Levando-se em conta a relevância da OAB enquanto fiscalizadora, é de suma importância compreender como a instituição pode melhorarem accountability e obter ganhos de gestão e de legitimidade. Dessa forma, analisou-se a prestação de contas feita a partir dos sítios da OAB/CF e da OAB/GO, sendo que a última optou por modernizar sua plataforma. Foram realizados dois estudos de caso para contemplar cada um dos sítios. Constatou-se falhas no da OAB/CF que foram amenizadas no âmbito local, onde há eleição direta para a presidência e maior renovação.
Abstract: The aim of this work is to critically analyze the accountability process carried out from the website of the Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Considering the relevance of the OAB as a supervisor, it is extremely important to understand how the institution can improve accountability and obtain gains in management and legitimacy. In this way, the rendering of accounts made from the OAB/CF and OAB/GO sites was analyzed, with the latter opting to modernize its platform. Two case studies were carried out to contemplate each of the sites. Failures were found in the OAB/CF’s site that were mitigated at the local level, where there is direct election for the presidency and greater renewal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.