Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/32356
Título: | Brasileirinhos e previdência : educação previdenciária na primeira infância para a formação de uma consciência cidadã |
Autor(es): | Cardoso, Jady Wane Rodrigues |
Orientador(es): | Lima, Diana Vaz de |
Assunto: | Aposentadoria Previdência social Educação financeira Primeira infância |
Data de apresentação: | 11-Mai-2021 |
Data de publicação: | 31-Out-2022 |
Referência: | CARDOSO, Jady Wane Rodrigues. Brasileirinhos e previdência: educação previdenciária na primeira infância para a formação de uma consciência cidadã. 2021. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo desenvolver ações para disseminar a educação previdenciária na primeira infância e compreender como as crianças podem ser motivadas para desenvolver uma consciência sobre o tema da previdência. A partir da aprovação do projeto de pesquisa pelo Conselho de Ética da Universidade de Brasília (CEP/CHS- UNB), como estratégia metodológica foram realizadas oficinas pedagógicas em quatro encontros presenciais ocorridos nos meses de abril e maio de 2021, com a participação de 12 crianças entre cinco e seis anos de idade matriculadas em uma escola de educação infantil localizada
em Brasília. Para potencializar a capacidade criativa e o aprendizado das crianças sobre o tema, foi utilizada como literatura de suporte a obra intitulada O Tesouro do Vovô, de autoria de Álvaro Modernell. Os achados da pesquisa mostraram que a cada encontro as crianças acabaram se interessando mais e mais pelo tema, possibilitando a construção do conhecimento por meio das relações que as próprias crianças conseguiram estabelecer com o ambiente em que viviam, iniciando com o despertar da curiosidade (1º encontro), passando
pelo entendimento do ciclo da vida (2º encontro) e da relação entre trabalho e aposentadoria (3º encontro) até a compreensão de como a renda passiva gerada pela previdência será desfrutada quando elas deixarem de ter capacidade laborativa (4º encontro). Corroborando pesquisas anteriores, a realização das oficinas permitiu criar um campo de conhecimento coletivo na medida da compreensão das crianças sobre o tema, em um ambiente controlado e com o devido suporte de pessoas adultas, revelando que essa experiência pode ser considerada
como uma alternativa para o desenvolvimento de uma política pública voltada para a educação previdenciária na primeira infância. Adicionalmente, o estudo demonstrou a importância da introdução da fase de aprendizagem (learning) na Teoria do Ciclo da Vida. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.