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Título: Brasileirinhos e previdência : educação previdenciária na primeira infância para a formação de uma consciência cidadã
Autor(es): Cardoso, Jady Wane Rodrigues
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Aposentadoria
Previdência social
Educação financeira
Primeira infância
Data de apresentação: 11-Mai-2021
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: CARDOSO, Jady Wane Rodrigues. Brasileirinhos e previdência: educação previdenciária na primeira infância para a formação de uma consciência cidadã. 2021. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo desenvolver ações para disseminar a educação previdenciária na primeira infância e compreender como as crianças podem ser motivadas para desenvolver uma consciência sobre o tema da previdência. A partir da aprovação do projeto de pesquisa pelo Conselho de Ética da Universidade de Brasília (CEP/CHS- UNB), como estratégia metodológica foram realizadas oficinas pedagógicas em quatro encontros presenciais ocorridos nos meses de abril e maio de 2021, com a participação de 12 crianças entre cinco e seis anos de idade matriculadas em uma escola de educação infantil localizada em Brasília. Para potencializar a capacidade criativa e o aprendizado das crianças sobre o tema, foi utilizada como literatura de suporte a obra intitulada O Tesouro do Vovô, de autoria de Álvaro Modernell. Os achados da pesquisa mostraram que a cada encontro as crianças acabaram se interessando mais e mais pelo tema, possibilitando a construção do conhecimento por meio das relações que as próprias crianças conseguiram estabelecer com o ambiente em que viviam, iniciando com o despertar da curiosidade (1º encontro), passando pelo entendimento do ciclo da vida (2º encontro) e da relação entre trabalho e aposentadoria (3º encontro) até a compreensão de como a renda passiva gerada pela previdência será desfrutada quando elas deixarem de ter capacidade laborativa (4º encontro). Corroborando pesquisas anteriores, a realização das oficinas permitiu criar um campo de conhecimento coletivo na medida da compreensão das crianças sobre o tema, em um ambiente controlado e com o devido suporte de pessoas adultas, revelando que essa experiência pode ser considerada como uma alternativa para o desenvolvimento de uma política pública voltada para a educação previdenciária na primeira infância. Adicionalmente, o estudo demonstrou a importância da introdução da fase de aprendizagem (learning) na Teoria do Ciclo da Vida.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
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