Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lima, Diana Vaz de | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Jady Wane Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Jady Wane Rodrigues. Brasileirinhos e previdência: educação previdenciária na primeira infância para a formação de uma consciência cidadã. 2021. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo desenvolver ações para disseminar a educação previdenciária na primeira infância e compreender como as crianças podem ser motivadas para desenvolver uma consciência sobre o tema da previdência. A partir da aprovação do projeto de pesquisa pelo Conselho de Ética da Universidade de Brasília (CEP/CHS- UNB), como estratégia metodológica foram realizadas oficinas pedagógicas em quatro encontros presenciais ocorridos nos meses de abril e maio de 2021, com a participação de 12 crianças entre cinco e seis anos de idade matriculadas em uma escola de educação infantil localizada
em Brasília. Para potencializar a capacidade criativa e o aprendizado das crianças sobre o tema, foi utilizada como literatura de suporte a obra intitulada O Tesouro do Vovô, de autoria de Álvaro Modernell. Os achados da pesquisa mostraram que a cada encontro as crianças acabaram se interessando mais e mais pelo tema, possibilitando a construção do conhecimento por meio das relações que as próprias crianças conseguiram estabelecer com o ambiente em que viviam, iniciando com o despertar da curiosidade (1º encontro), passando
pelo entendimento do ciclo da vida (2º encontro) e da relação entre trabalho e aposentadoria (3º encontro) até a compreensão de como a renda passiva gerada pela previdência será desfrutada quando elas deixarem de ter capacidade laborativa (4º encontro). Corroborando pesquisas anteriores, a realização das oficinas permitiu criar um campo de conhecimento coletivo na medida da compreensão das crianças sobre o tema, em um ambiente controlado e com o devido suporte de pessoas adultas, revelando que essa experiência pode ser considerada
como uma alternativa para o desenvolvimento de uma política pública voltada para a educação previdenciária na primeira infância. Adicionalmente, o estudo demonstrou a importância da introdução da fase de aprendizagem (learning) na Teoria do Ciclo da Vida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aposentadoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Previdência social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Primeira infância | pt_BR |
dc.title | Brasileirinhos e previdência : educação previdenciária na primeira infância para a formação de uma consciência cidadã | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T23:33:37Z | - |
dc.date.available | 2022-10-31T23:33:37Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32356 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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