Título: | A educação profissional de adolescentes da Casa de Zabelê em Teresina-PI |
Autor(es): | Sousa, Francisco de Assis Moreira de |
Orientador(es): | Costa Neto, Antônio Gomes da |
Assunto: | Casa de Zabelê Educação profissional Crianças e adolescentes - proteção social |
Data de apresentação: | 22-Fev-2022 |
Data de publicação: | 31-Out-2022 |
Referência: | SOUSA, Francisco de Assis Moreira de. A educação profissional de adolescentes da Casa de Zabelê em Teresina-PI. 2022. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho busca compreender o processo de educação profissional da Casa de Zabelê. O direito à profissionalização do adolescente é reconhecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - Lei nº 8.0690/1990, capítulo V e prevê, em seus artigos 60 a 69, o direito à capacitação profissional, dando-lhe tratamento alinhado ao princípio da proteção integral à criança e ao adolescente. A educação profissional deste serviço é desenvolvida em um espaço não formal de ensino e inserida dentro do contexto da Política de Assistência Social. Esta pesquisa aponta as contribuições da formação integral no processo de qualificação profissional dos adolescentes. A ação educativa é fundamentada nos pilares da pedagogia social, do estudo das matrizes culturais brasileiras aliado ao acompanhamento psicosociopedagógico. A proposta da educação profissional vai muito além de inserir adolescentes na condição de aprendiz no mercado de trabalho, objetiva
prepará-los (as) para o desenvolvimento de suas trajetórias profissionais e auxiliar na construção dos seus projetos de vida. |
Abstract: | This article seeks to understand the process of professional education at Casa de Zabelê. The right to professionalization of adolescents is recognized by the Child and Adolescent Statute - ECA - Law No. integral to children and adolescents. The professional education of this service is developed in a nonformal teaching space and inserted within the context of the Social Assistance Policy. The research points out the contributions of integral formation in the process of professional qualification of adolescents. The educational action is based on the pillars of social pedagogy, the study of Brazilian cultural matrices combined with psychosociopedagogical monitoring. The cultural education proposal goes far beyond inserting teenagers as apprentices in the job market, it aims to prepare them for the development of their professional paths and assist in the construction of their life projects. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.