Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32341
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoDaCosta_RafaelDaSilva_tcc.pdf610,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Exercício isométrico e função endotelial : uma investigação dos efeitos crônicos
Autor(es): Costa, João Bianchetti Rodrigues da
Silva, Rafael Ferreira Ribeiro da
Orientador(es): Vianna, Lauro Casqueiro
Assunto: Fadiga muscular
Força muscular
Data de apresentação: 27-Set-2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: COSTA, João Bianchetti Rodrigues da; SILVA, Rafael Ferreira Ribeiro da. Exercício isométrico e função endotelial: uma investigação dos efeitos crônicos. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O treinamento isométrico é caracterizado pela realização de força estática, ademais, pode ser uma ferramenta importante em diferentes contextos clínicos de reabilitação. Isto se deve, por exemplo, pela capacidade deste tipo de treinamento de proporcionar efeito analgésico em tendinopatias específicas, reduzir inibição muscular e gerar ganhos de força tanto nos ângulos em que é realizado, como nos demais. Além disso, a limitação do fluxo sanguíneo muscular que contrações isométricas proporcionam está associada a mecanismos de fadiga neuromuscular, o que mostra o potencial deste tipo de treinamento de potencializar ganhos de força e hipertróficos. Contudo, não está claro na literatura como essa limitação do fluxo sanguíneo gerada por níveis mais altos de contrações isométricas sustentadas podem repercutir na função endotelial (determinada principalmente pelo padrão defluxo sanguíneo e seus componentes retrógrado e anterógrado) da vasculatura local. Portanto, o objetivo do presente estudo é propor a investigação dos efeitos crônicos do exercício isométrico em diferentes intensidades na função endotelial. Para isto, foi proposto um protocolo que utiliza a técnica de dilatação-fluxo mediada (FMD) com o intuito de avaliar a função endotelial na vasculatura do membro exercitado antes e após uma intervenção de 8 semanas de treinamento isométrico de extensão de joelho em 2 intensidades diferentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.