Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JuliaSilveiraSantos.pdf629,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A filosofia nas escolas : um relato de experiência em uma escola pública do DF
Autor(es): Santos, Julia Silveira
Orientador(es): Maia, Tadeu Queiroz
Assunto: Crianças e filosofia
Filosofia - estudo e ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: 19-Dez-2011
Data de publicação: 2-Abr-2012
Referência: SANTOS, Julia Silveira. A filosofia nas escolas: um relato de experiência em uma escola pública do DF. 2011. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho final de curso tem por finalidade apresentar a relação entre filosofia e infância, a partir da história e pressupostos teóricos que orientam o exercício filosófico com as crianças no âmbito escolar. Para trabalhar os conceitos de infância e filosofia partimos das ideias de grandes estudiosos da área, como o professor Walter Kohan. Com o objetivo de compreender como a filosofia na infância podem colaborar com posturas que enriquecem o pensar, o argumentar, a construção de conceitos, realizei uma prática com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental que me deram base para o desenvolvimento deste trabalho e promover reflexões sobre a necessidade de transformar e desenvolver a capacidade de elaboração de pensamentos críticos e criativos por meio da prática pedagógica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This final year project aims to show the relationship between philosophy and childhood, from the history and theoretical assumptions that guide the philosophical exercise with children in the school. To work the concepts of childhood and philosophy from the ideas of the great scholars of the area, as Professor Walter Kohan. In order to understand how philosophy can contribute to childhood attitudes that enrich thinking, arguing, the construction of concepts, I performed a practice with children in the third year of elementary school that gave me the basis for the development of this work and promote reflection on the need to transform and develop the capacity of developing critical and creative thinking through teaching practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons