Título: | Medidas socioeducativas em meio aberto : um relato de experiência com adolescentes e jovens em conflito com a lei acompanhados por um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Macapá |
Autor(es): | Pereira, Regilenny Fares Lopes |
Orientador(es): | Kunz, Sidelmar Alves da Silva |
Assunto: | Medidas socioeducativas Adolescentes infratores Adolescência |
Data de apresentação: | 25-Fev-2022 |
Data de publicação: | 20-Out-2022 |
Referência: | PEREIRA, Regilenny Fares Lopes. Medidas socioeducativas em meio aberto: um relato de experiência com adolescentes e jovens em conflito com a lei acompanhados por um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Macapá. 2022. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcada por transformações físicas, sociais e psicológicas. A literatura aponta variáveis que podem contribuir para incidência de ato infracional dos adolescentes. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal. Os serviços que executam as medidas socioeducativas têm interface com diversos setores. No caso das medidas socioeducativas em meio aberto são executadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O presente trabalho trata-se de estudo descritivo, qualitativo, de relato de experiência e tem como objetivo compreender sobre a experiência de cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto
por adolescentes em conflito com lei acompanhados por um CREAS, do município de Macapá, analisando o funcionamento e o perfil do serviço a que estão vinculados, assim como o contexto de violação de direitos e vulnerabilidades nas trajetórias dos adolescentes. A experiência relatada ressalta que esses adolescentes e jovens acompanhados pelo CREAS são de diferentes contextos e com histórico de violação de direitos e vulnerabilidades desde ausência de documentação pessoal, escolaridade, inserção no mercado de trabalho e uso de substâncias. A equipe realiza atendimentos individual e familiar, atividades coletivas, visita domiciliar, visita técnica as instituições parceiras e encaminhamento para a rede do sistema de garantia de direitos. Considera-se que os resultados do estudo podem auxiliar em ações e discussões sobre adolescentes em conflito com a lei que se encontrem em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.