Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32280
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RegilennyFaresLopesPereira_tcc.pdf454,53 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorKunz, Sidelmar Alves da Silva-
dc.contributor.authorPereira, Regilenny Fares Lopes-
dc.identifier.citationPEREIRA, Regilenny Fares Lopes. Medidas socioeducativas em meio aberto: um relato de experiência com adolescentes e jovens em conflito com a lei acompanhados por um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Macapá. 2022. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcada por transformações físicas, sociais e psicológicas. A literatura aponta variáveis que podem contribuir para incidência de ato infracional dos adolescentes. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal. Os serviços que executam as medidas socioeducativas têm interface com diversos setores. No caso das medidas socioeducativas em meio aberto são executadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O presente trabalho trata-se de estudo descritivo, qualitativo, de relato de experiência e tem como objetivo compreender sobre a experiência de cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto por adolescentes em conflito com lei acompanhados por um CREAS, do município de Macapá, analisando o funcionamento e o perfil do serviço a que estão vinculados, assim como o contexto de violação de direitos e vulnerabilidades nas trajetórias dos adolescentes. A experiência relatada ressalta que esses adolescentes e jovens acompanhados pelo CREAS são de diferentes contextos e com histórico de violação de direitos e vulnerabilidades desde ausência de documentação pessoal, escolaridade, inserção no mercado de trabalho e uso de substâncias. A equipe realiza atendimentos individual e familiar, atividades coletivas, visita domiciliar, visita técnica as instituições parceiras e encaminhamento para a rede do sistema de garantia de direitos. Considera-se que os resultados do estudo podem auxiliar em ações e discussões sobre adolescentes em conflito com a lei que se encontrem em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.subject.keywordAdolescênciapt_BR
dc.titleMedidas socioeducativas em meio aberto : um relato de experiência com adolescentes e jovens em conflito com a lei acompanhados por um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Macapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T22:35:55Z-
dc.date.available2022-10-20T22:35:55Z-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32280-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.