Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElisabethVieiradaSilvaLopes.pdf634,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de mediação para construção da compreensão leitora em uma turma de 3° ano de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Lopes, Elisabeth Vieira da Silva
Orientador(es): Freitas, Vera Lucas de
Assunto: Leitura - educação
Compreensão na leitura
Aprendizagem
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 30-Mar-2012
Referência: LOPES, Elisabeth Vieira da Silva. Estratégias de mediação para construção da compreensão leitora em uma turma de 3° ano de uma escola pública do Distrito Federal. 2011. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O desenvolvimento de uma leitura e compreensão leitora proficiente define a qualidade da aprendizagem do aluno. Esse trabalho pretende observar os tipos de estratégias de leitura utilizadas por uma professora de uma escola pública do Distrito Federal. No referencial teórico são apresentados alguns conceitos sobre: leitura, dimensões textuais, compreensão leitora, relação de interdependência entre a leitura e a produção escrita, mediação, estratégias de leitura e mediação, utilizadas em sala de aula pelo docente, na construção de uma compreensão leitora eficiente por parte dos discentes. Com base em autores como: Bortoni-Ricardo, Bortone, Girotto dentre outros. Para visualizar, a aplicação dessas estratégias, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho etnográfico, por meio de observações realizadas em uma sala de aula do 3º ano de uma escola pública do Distrito Federal e do registro dessas em um diário de bordo. Os resultados obtidos demonstram a importância do professor como mediador na construção de uma compreensão leitora, mais proficiente por parte dos alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The development of a reading and comprehension proficient reader sets the quality of student learning. This work intends to observe the kinds of reading strategies used by a teacher in a public school of the Federal District. In theoretical referential are presented some concepts about: reading, textual dimensions, reader understanding, relationship of interdependence between reading and writing, production, mediation and mediation, reading strategies used in the classroom by the teacher, in the construction of an efficient reader comprehension on the part of students. Based on authors such as: Bortoni-Ricardo, Bortone, Girotto among others. To view, the implementation of these strategies, there was a qualitative approach to research, ethnographic imprint through observations conducted in a classroom of the 3rd year of a Federal District public school and registry of these in a logbook. The results obtained demonstrate the importance of teacher as mediator in building a more proficient reader understanding, on the part of students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons