Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RebecaAnastacioDaSilva_tcc.pdf751,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A internação provisória : o retrato do adolescente autor de ato infracional no Centro Socioeducativo São Francisco
Autor(es): Silva, Rebeca Anastácio da
Orientador(es): Oliveira, Adriana da Silva Ramos de
Assunto: Adolescentes infratores
Internação provisória
Medidas socioeducativas
Adolescentes - identidade
Data de apresentação: 26-Fev-2022
Data de publicação: 20-Out-2022
Referência: SILVA, Rebeca Anastácio da. A internação provisória: o retrato do adolescente autor de ato infracional no Centro Socioeducativo São Francisco. 2022. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), foram grandes marcos legais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, principalmente no que refere aos atos infracionais. Esse trabalho teve como objetivo traçar um perfil dos adolescentes em privação de liberdade no Centro Socioeducativo São Francisco localizado no Estado do Ceará, município de Fortaleza, em dezembro de 2021. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com coleta de dados por meio dos prontuários dos adolescentes. De forma geral, os resultados do estudo apontaram, que durante o mês de dezembro passaram pelo CSSF, 82 adolescentes, do sexo masculino, com faixa etária de 17 anos, cursando o ensino fundamental, oriundo do município de Fortaleza e ao final da Internação Provisória, foi aplicada a maioria dos jovens a Medida Socioeducativa de Internação. Ao término desse estudo nos questionamos se é possível, em condições tão adversas, esses adolescentes encontrarem novos horizontes para reconstruírem suas vidas na comunidade e na família.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.