Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32276
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RafaelaMarinhoDeAlbuquerqueLima_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Revitimização de crianças e adolescentes em contexto de abuso sexual
Autor(es): Lima, Rafaela Marinho de Albuquerque
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Crianças e adolescentes
Abuso sexual
Escuta especializada
Data de apresentação: 28-Fev-2022
Data de publicação: 20-Out-2022
Referência: LIMA, Rafaela Marinho de Albuquerque. Revitimização de crianças e adolescentes em contexto de abuso sexual. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa tem por objetivo descrever a percepção de membros da família acerca do fluxo de atendimento dos casos de crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual. Participaram do estudo um membro de cada um dos três casos de violação de direitos sexuais, todos os casos sendo acompanhados pela instituição participante. Os procedimentos adotados consistiram na análise de documentos, revisão bibliográfica e entrevista com um membro da família da responsável pelo sujeito em situação de violência. O instrumento utilizado pautou em tópicos acerca da situação vivenciada e do fluxo de atendimento e da revitimização. Os resultados evidenciaram que mesmo havendo um fluxo de atendimento definido, o mesmo não é seguido. Os três casos entraram no sistema por rotas distintas: instituição de atendimento, conselho tutelar e advogado passando por vários equipamentos e repetindo o fato ocorrido. Nos três casos, o agressor era uma pessoa do convívio social da família, sendo que um caso buscou tirar satisfação com o agressor. Todos os entrevistados concordaram com as medidas protetivas adotadas. Os dados permitem concluir que mesmo com a Lei 13.341 o processo da revitimização ainda se faz presente no processo de atendimento e encaminhamento das crianças e adolescentes que vivenciaram abuso sexual à rede de atendimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.