Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EuniceDaConceicaoFernandes_tcc.pdf258,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão e avaliação no sistema socioeducativo : avaliar as contribuições e desafios do coordenador das medidas socioeducativos, na assessoria dos processos de trabalho, dos gestores (diretores e coordenadores técnicos) no Programa de Internação da Fundação da Criança e do Adolescente - FUNAC/MA
Autor(es): Fernandes, Eunice da Conceição
Orientador(es): Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira
Assunto: Medidas socioeducativas
Gestão institucional
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 22-Fev-2022
Data de publicação: 20-Out-2022
Referência: FERNANDES, Eunice da Conceição. Gestão e avaliação no sistema socioeducativo: avaliar as contribuições e desafios do coordenador das medidas socioeducativos, na assessoria dos processos de trabalho, dos gestores (diretores e coordenadores técnicos) no Programa de Internação da Fundação da Criança e do Adolescente - FUNAC/MA. 2022. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco avaliar as contribuições e desafios da Coordenação dos Programas Socioeducativos no assessoramento junto as Equipes dos Centros de Internação, para identificar a eficácia e efetividade nesse processo de gestão e avaliação. A metodologia da pesquisa trata-se de relatos dos gestores dos Centros que são acompanhados pela Coordenação em seus processos de trabalho, com perspectivas qualitativas e exploratórias, utilizando pesquisas bibliográficas, como documentos da Fundação da Criança e do Adolescente e as normatizes que embasam a execução das Medidas Socioeducativas. Fica evidenciado pelos entrevistados a redução de conflitos internos, sendo estes pontos, resultado de uma gestão compartilhada e democrática, que reafirma a missão, visão e valores da Instituição pesquisada. O resultado da pesquisa, revelou a necessidade da Coordenação dos Programas, analisar e redistribuir o seu foco de acompanhamento nos centros, descentralizando ações dos Processos Pedagógicos com suas equipes, ampliando as suas atribuições conforme a necessidade do Programa.
Abstract: This research focuses on evaluating the contributions and challenges of the Coordination of Socio-Educational Programs in advising with the Teams of the Detention Centers, to identify the effectiveness and effectiveness in this management and evaluation process. The research methodology deals with reports from the managers of the Centers who are accompanied by the Coordination in their work processes, with qualitative and exploratory perspectives, using bibliographic research, such as documents from the Fundação da Criança e do Adolescente and the norms that support the execution. of Socio-educational Measures. It is evident by the interviewees the reduction of internal conflicts, being these points, the result of a shared and democratic management, which reaffirms the mission, vision and values of the researched Institution. The research result revealed the need for the Program Coordination to analyze and redistribute its monitoring focus in the centers, decentralizing Pedagogical Process actions with their teams, expanding their attributions according to the Program's needs.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.