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dc.contributor.advisorDansa, Cláudia Valéria de Assis-
dc.contributor.authorPereira, Camila Castro Martins-
dc.identifier.citationPEREIRA, Camila Castro Martins. As representações de adolescentes e orientadores sobre suas vivências no Programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica Federal. 2012. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.en
dc.description.abstractA educação é compreendida como um processo que se dá ao longo da vida, e vem sofrendo várias transformações por todo o mundo, sobretudo na era da globalização, em que passa a ser um fator estratégico nas organizações. Nesse contexto, ela ganha espaço nas organizações não-escolares, como fator relevante para o êxito do desempenho das atividades das empresas e com o intuito de contribuir com a formação de pessoas. Entretanto pouco se tem discutido sobre as dimensões pedagógicas da formação para o trabalho nesta nova configuração e sobre o papel do Pedagogo neste contexto. Este trabalho tem como objetivo analisar as vivências percebidas por alguns atores inseridos neste processo. Foram entrevistados 2 Adolescentes e 2 Orientadoras do Programa Adolescente Aprendiz - AA da Caixa Econômica Federal - CEF no intuito de analisarmos algumas representações que estes sujeitos tem sobre suas vivências neste programa, como percebem a dimensão pedagógica do mesmo, como vêem a contribuição para a visão de futuro e aptidão para o trabalho dos adolescentes e como percebem os subsídios para cumprimento da função pedagógica que devem exercer e que sugestões apresentariam para aperfeiçoar o programa. Os resultados obtidos pela análise de dados deste trabalho indicam que tanto jovens como orientadores tem do Programa uma visão positiva e ambos concluem que este ajuda o jovem a fortalecer sua auto-estima, aprender a se organizar e se colocar de forma mais profissional no ambiente de trabalho, aprender novas habilidades e refletir sobre suas opções profissionais. Os orientadores, por sua vez sentem-se motivados para participar, embora entendam que seria importante poder dedicar mais tempo ao processo. A visão dos adolescentes quanto ao processo pedagógico aponta um distanciamento do programa em termos de linguagem, motivação para os jovens e articulação dos módulos teóricos e ações práticas. Ambos os atores distinguem claramente as dimensões do Programa que necessitam de ajustes o que nos leva a pensar sobre como o Programa poderia ganhar em qualidade incorporando sugestões advindas dos participantes bem como uma possível atuação de profissionais da educação como os pedagogos na organização curricular e metodológica do Programa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTrabalhoen
dc.subject.keywordEnsino profissionalen
dc.subject.keywordAdolescentes - trabalhoen
dc.subject.keywordEstatuto da Criança e do Adolescenteen
dc.titleAs representações de adolescentes e orientadores sobre suas vivências no Programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-23T11:58:04Z-
dc.date.available2012-03-23T11:58:04Z-
dc.date.issued2012-03-23T11:58:04Z-
dc.date.submitted2012-02-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3226-
dc.language.isoPortuguêsen
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