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https://bdm.unb.br/handle/10483/32261
Título: | Desafios da implementação de um projeto político pedagógico como ação formadora dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto |
Autor(es): | Oliveira, Emerson Tomaz de |
Orientador(es): | Rodrigues, Dayane Silva |
Assunto: | Medidas socioeducativas Socioeducação Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 7-Out-2022 |
Referência: | OLIVEIRA, Emerson Tomaz de. Desafios da implementação de um projeto político pedagógico como ação formadora dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. 2022. 24 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo avaliar o modelo metodológico do Projeto Político Pedagógico que vem sendo seguido pelos profissionais do CREAS no atendimento aos adolescentes em cumprimento de Medidas MSE em Meio Aberto LA e PSC. Nos referenciais teóricos foram delimitados aspectos conceituais, de normatizações e legislações sobre as MSE, ato infracional e atendimento socioeducativo. Como metodologia foi utilizado um relato de experiência que trouxe as dificuldades encontradas pelos profissionais envolvidos no atendimento socioeducativo nos CREAS de cinco municípios da região sudoeste paulista. Como resultado os fatores levantados que mais chamaram atenção como vulnerabilidades dos serviços foi a inexistência do
Projeto Político Pedagógico em alguns CREAS, a falta de profissionais para composição da equipe mínima do SUAS e falta de oferta de capacitação continuada aos profissionais. Como desdobramentos futuros a este trabalho, ressalto a importância da continuidade desta intervenção profissional junto aos CREAS a importância da elaboração e readequação do PPP de cada instituição executora de medidas socioeducativas, enfatizando a necessidade de práticas voltadas ao desenvolvimento humano de cada adolescente em ato infracional
para construção de seu projeto de vida. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
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