Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3225
Título: | Fracasso escolar : uma reflexão pedagógica do sistema escolar brasileiro |
Autor(es): | Rincon, Naryane Mesquita |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Sistemas de ensino Fracasso escolar |
Data de apresentação: | 9-Dez-2011 |
Data de publicação: | 23-Mar-2012 |
Referência: | RINCON, Naryane Mesquita. Fracasso escolar: uma reflexão pedagógica do sistema escolar brasileiro. 2011. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O Fracasso Escolar se apresenta como um grande problema do sistema educacional brasileiro e pode ser analisado com diversos olhares. São discutidos vários fatores que podem gerá-lo, mas o que se percebe é que a estrutura sistema educacional contribui significativamente para essa rotulação desnecessária, prejudicando a parte mais frágil, o aprendiz. Pretende-se discutir os fatores que contribuem para essa terminologia, os mecanismos de exclusão utilizados pela sociedade e afins e as várias conseqüências para o indivíduo. Traz-se uma proposta pedagógica e de intervenção baseada nos pensadores da educação, e ainda oficinas realizadas com temas embasados pelos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI). |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons