Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Alexandra Militão | - |
dc.contributor.author | Arake, Marianna Yoshie dos Santos | - |
dc.identifier.citation | ARAKE, Marianna Yoshie dos Santos. Um olhar poético para Brasília na construção da identidade cultural de crianças brasilienses. 2011. 115 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | A falta de ruas e esquinas, a presença de tantos números organizados e a diversidade de culturas trazem experiências completamente diferentes para o habitante de Brasília. A capital é conhecida nacionalmente pela política e por sua falta de identidade. Entender Brasília por meio da razão é uma tarefa complicada, visto que a cidade foi concebida através de um sonho e sua existência é a concretização do desejo de muitas pessoas. Assim, a arte, capaz de tocar o íntimo das pessoas e mergulhar profundamente em subjetividades, tem papel fundamental neste processo de compreensão de Brasília. Por esse motivo, este trabalho tem a intenção de promover a construção um olhar poético e sensível para a cidade por meio das mais diversas expressões artísticas, auxiliando um grupo de crianças brasilienses a reler a cidade e suas memórias. Dessa forma, o trabalho traz reflexões teóricas a respeito da identidade cultural, bem como acerca do papel da arte no processo de construção da mesma no contexto de Brasília. A metodologia envolve a realização de oficinas em locais de memória da cidade, onde um grupo de crianças se aproximou da cidade utilizando a expressão artístico-literária. A análise deste processo revela como foram favorecidas a (re)construção de suas relações afetivas e de suas identidades culturais como brasilienses. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The lack of streets and corners, the presence of so many organized numbers and the cultural diversity bring different experiences for the citizen of Brasilia. The capital is nationally known for its policy and “lack of identity”. In this context the citizens of Brasilia, born or not in the city make questioning about the relations and feelings with the space they live in. However, understand Brasilia by reason is a complicated task, since the city was conceived through a dream and its existence is the realization of the desire of many people. Therefore, the art, able to touch the depths of people and delve deep into subjectivities plays a fundamental role in this process of understanding of Brasilia. By that meaning, this work aims to promote the construction of a poetic and sensitive look to the city through a variety of artistic expressions, helping a group of children from Brasilia to reread the city and its memories. Thus, the work brings theoretical reflections about cultural identity, as well as the role of art in the construction process of itself in the special context of Brasilia. The methodology involves conducting workshops in memory locals of the city, where a group of children became close to the city using the artistic and literary expression. The analysis of this process revels how the (re)construction of their affective relationships and cultural identities were favored as citizens from Brasilia. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - arte | en |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | en |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) | en |
dc.title | Um olhar poético para Brasília na construção da identidade cultural de crianças brasilienses | en |
dc.title.alternative | A poetic look to Brasilia in the construction of cultural identity of children from Brasilia | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-23T11:41:11Z | - |
dc.date.available | 2012-03-23T11:41:11Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-23T11:41:11Z | - |
dc.date.submitted | 2011-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3223 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3223 | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|