| Título:  | Efeitos de um treinamento de cálculo no desempenho cognitivo dos idosos do centro de medicina do idoso do Hospital Universitário de Brasília | 
| Autor(es):  | Azevedo, Bruna Pereira de | 
| Orientador(es):  | Paz, Leonardo Petrus da Silva | 
| Assunto:  | Idosos - capacidade funcional e cognitiva Terapia cognitiva | 
| Data de apresentação:  | 3-Nov-2021 | 
| Data de publicação:  | 6-Out-2022 | 
| Referência:  | AZEVEDO, Bruna Pereira de. Efeitos de um treinamento de cálculo no desempenho cognitivo dos idosos do centro de medicina do idoso do Hospital Universitário de Brasília. 2021. 78 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | 
| Resumo:  | Introdução: O termo demência refere-se a uma síndrome clínica que ocorre a deterioração   adquirida   progressiva   e   persistente   de   funções neurológicas. A reabilitação   cognitiva   como   intervenção   atuante   em   idosos   com   demência   e comprometimento cognitivo leve, aborda o quesito memória e atenção com atarefa de raciocínio matemático1. No entanto, é preciso ter uma equipe e um protocolo bem estabelecidos. Métodos: Aplicação  de um  protocolo  de  treinamento  de  cálculo  em idosos  comunitários  com  comprometimento cognitivo  normal  e  questionável2.O objetivo  é  analisar  o  desempenho  das  funções  cognitivas  quanto  ao  percentual  de acerto. O  delineamento  experimental  representa  um dos braços  da intervenção  de um  estudo  piloto  do  tipo  ensaio  clínico  randomizado. Resultados: A amostra  foi constituída  por  6  idosos.  O  número  médio  de  sessões  foi  de  4,6  e  de  questões respondidas corretamente, em cada sessão de até 7 minutos, foi de 25,9,variando de 32  a  10,1.Opercentual  de  acertos  na  primeira  sessão  foi  maior  do  que  a  última sessão, de 79,57% a 58,11%, assim como o número de questões respondidas, com média de 32 a 24 acertos em tais sessões. Discussão: Sugere-se uma melhora no domínio de memória e atenção da população escolhida, no desempenho das funções cognitivas   quanto   ao   percentual   de   acerto. Concluímos   que os resultados apresentados apoiam o investimento em programas de estimulação cognitiva como um recurso para melhorar e manter a cognição e a qualidade de vida dos idosos. | 
| Abstract:  | Introduction: The term dementia refers to a clinical syndrome in which occurs the  progressive  and  persistent  acquired  deterioration  of  neurological  functions. Cognitive rehabilitation as an active intervention in the elderly with dementia and mild cognitive impairment addresses memory and attention with the task of mathematical reasoning1.  However,  it  is  necessary  to  have  a  well-established  team  and  protocol. Methods: Application of a calculation training protocol in community elders subjects with normal and questionable cognitive impairment2.The objective is to analyze the performance  of  cognitive  functions  as  to  the  percentage  of  correct  answers.The experimental  design  represents  one  of  the  intervention  arms  of  a  pilot  study  of  the randomized clinical trial type. Results:The sample consisted of 6 elderly people. The average number of sessions was 4.6, and the average number of questions answered correctly in each session of up to 7 minutes was 25.9, varying from 32 to 10.1. The percentage  of  correct  answers in  the  first  session  was  higher  than  the last  session, varying from 79.57% to 58.11%, as well as the number of questions answered, with an average of 32 to 24 correct answers in such sessions. Discussion: It is suggested an improvement  in  the  memory  and  attention  domain  of  the  chosen  group,  in  the performance  of  cognitive  functions  as  to  the  percentage  of  correct  answers.  We conclude  that  the  results  shownsupport  the  investment  in  cognitive  stimulation programs as a resource to improve and maintain the cognition and quality of life of the elderly. | 
| Informações adicionais:  | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021. | 
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| Aparece na Coleção: | Fisioterapia
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