Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunaPereiraDeAzevedo_tcc.pdf8,25 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPaz, Leonardo Petrus da Silva-
dc.contributor.authorAzevedo, Bruna Pereira de-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Bruna Pereira de. Efeitos de um treinamento de cálculo no desempenho cognitivo dos idosos do centro de medicina do idoso do Hospital Universitário de Brasília. 2021. 78 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O termo demência refere-se a uma síndrome clínica que ocorre a deterioração adquirida progressiva e persistente de funções neurológicas. A reabilitação cognitiva como intervenção atuante em idosos com demência e comprometimento cognitivo leve, aborda o quesito memória e atenção com atarefa de raciocínio matemático1. No entanto, é preciso ter uma equipe e um protocolo bem estabelecidos. Métodos: Aplicação de um protocolo de treinamento de cálculo em idosos comunitários com comprometimento cognitivo normal e questionável2.O objetivo é analisar o desempenho das funções cognitivas quanto ao percentual de acerto. O delineamento experimental representa um dos braços da intervenção de um estudo piloto do tipo ensaio clínico randomizado. Resultados: A amostra foi constituída por 6 idosos. O número médio de sessões foi de 4,6 e de questões respondidas corretamente, em cada sessão de até 7 minutos, foi de 25,9,variando de 32 a 10,1.Opercentual de acertos na primeira sessão foi maior do que a última sessão, de 79,57% a 58,11%, assim como o número de questões respondidas, com média de 32 a 24 acertos em tais sessões. Discussão: Sugere-se uma melhora no domínio de memória e atenção da população escolhida, no desempenho das funções cognitivas quanto ao percentual de acerto. Concluímos que os resultados apresentados apoiam o investimento em programas de estimulação cognitiva como um recurso para melhorar e manter a cognição e a qualidade de vida dos idosos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIdosos - capacidade funcional e cognitivapt_BR
dc.subject.keywordTerapia cognitivapt_BR
dc.titleEfeitos de um treinamento de cálculo no desempenho cognitivo dos idosos do centro de medicina do idoso do Hospital Universitário de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-06T14:01:26Z-
dc.date.available2022-10-06T14:01:26Z-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32233-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: The term dementia refers to a clinical syndrome in which occurs the progressive and persistent acquired deterioration of neurological functions. Cognitive rehabilitation as an active intervention in the elderly with dementia and mild cognitive impairment addresses memory and attention with the task of mathematical reasoning1. However, it is necessary to have a well-established team and protocol. Methods: Application of a calculation training protocol in community elders subjects with normal and questionable cognitive impairment2.The objective is to analyze the performance of cognitive functions as to the percentage of correct answers.The experimental design represents one of the intervention arms of a pilot study of the randomized clinical trial type. Results:The sample consisted of 6 elderly people. The average number of sessions was 4.6, and the average number of questions answered correctly in each session of up to 7 minutes was 25.9, varying from 32 to 10.1. The percentage of correct answers in the first session was higher than the last session, varying from 79.57% to 58.11%, as well as the number of questions answered, with an average of 32 to 24 correct answers in such sessions. Discussion: It is suggested an improvement in the memory and attention domain of the chosen group, in the performance of cognitive functions as to the percentage of correct answers. We conclude that the results shownsupport the investment in cognitive stimulation programs as a resource to improve and maintain the cognition and quality of life of the elderly.pt_BR
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.