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Título: O fracasso escolar como culpa do aluno : a escola como fábrica
Autor(es): Reis, Jales Renan Silva
Orientador(es): Maia, Tadeu Queiroz
Assunto: Educação
Fracasso escolar
Sistemas de ensino
Repetência
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: REIS, Jales Renan Silva. O fracasso escolar como culpa do aluno: a escola como fábrica. 2011. 100 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão acerca do fracasso escolar, tema recorrente quando se estuda o aluno e suas relações com a escola. Nota-se uma dificuldade em apontar um culpado pelo processo e conseqüentemente uma tendência em generalizar a culpa, afirmando que a mesma não pode ser atribuída somente ao estudante. Neste trabalho, o aluno é considerado o principal responsável por suas escolhas, decisões e também pelos resultados advindos de suas ações. Assim, desenvolve-se um olhar diferenciado sobre o assunto, levando em consideração o caráter tradicional e preparatório que o ensino assume ao oferecer uma prática educativa qualificadora. Ressalta-se ainda a importância de uma educação para a concorrência, elitizada e classificatória na preparação do indivíduo, sempre comparando as práticas educativas com as etapas de elaboração de um produto no interior da fábrica. Salienta-se que este trabalho apesar de defender o sistema fabril de ensino, não culpabiliza todos os alunos que fracassam na escola, mas aponta elementos que demonstram a existência de inaptidões, desistências e retrocessos que tendem para o caminho do fracasso escolar. É com a ótica voltada para o indivíduo e suas escolhas que este trabalho se apresenta. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper proposes a reflection on the school failure, which is the recurring theme when studying the student and their relationship with the school. There is a difficulty in blaming someone for that and therefore a tendency to generalize the blame, saying it can not be attributed only to the student. In this paper, the student is considered the main responsible for their choices, decisions and also the results from their actions. Thus, it develops a different view on the subject, taking into consideration the traditional and preparatory method that the education takes when offering a qualifying educational practice. It is worth noting the importance of education for competition, elitist and classifying in the preparation of individual, always comparing the educational practices to the development stages of a product within the factory. Also, although this paper defends the factory system of education, it does not blame all students who fail at school, but it points to elements showing the existence of disabilities, dropouts, and regression which tend to the school failure. It is with the view toward the individual and their choices that this paper presents itself.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3222
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