Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CyntiaDosSantosJorge_tcc.pdf767,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Socioeducação e letramento digital : perfil de adolescentes em unidade de semiliberdade de Campos dos Goytacazes/RJ
Autor(es): Jorge, Cyntia dos Santos
Orientador(es): Azevedo, Andressa Amaral de
Assunto: Semiliberdade
Letramento digital
Medidas socioeducativas
Adolescentes em privação de liberdade
Data de apresentação: 28-Fev-2022
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: JORGE, Cyntia dos Santos. Socioeducação e letramento digital: perfil de adolescentes em unidade de semiliberdade de Campos dos Goytacazes/RJ. 2022. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Considerando que a socioeducação traz como prerrogativa promover a autonomia de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, esta pesquisa problematiza a maneira como o letramento digital, por meio da sala de leitura existente no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente, de Campos dos Goytacazes/RJ, que media os cursos oferecidos pela Recode, pode auxiliar os socioeducandos numa nova significação de trajetória de vida. Objetiva-se avaliar em que medida esse letramento pode contribuir para essa ressignificação do projeto de vida. Para tanto, procede-se à investigação qualitativa, com coleta de dados, a partir do instrumento questionário, das concepções de socioeducação e a respeito de letramento digital. Deste modo, observa-se que os dados enunciam um perfil de público que traz demandas prévias ao letramento digital, uma vez que há carências – socioeconômica, de escolaridade e de conhecimento prévio a esse respeito – no letramento tradicional. Todas essas questões estão imbricadas, ainda, na dificuldade de inserção no mercado de trabalho; por isso a necessidade de propostas socioeducativas que integrem direitos individuais e sociais a práticaseducativas que possam reduzir os efeitos da liberdade privada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.