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https://bdm.unb.br/handle/10483/32204
Título: | As práticas restaurativas como um instrumento de fortalecimento do sistema de garantia de direitos |
Autor(es): | Alcântara, Clícia Danielly Barbosa |
Orientador(es): | Silva, Alessandra Lisboa da |
Assunto: | Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) Socioeducação Medidas socioeducativas Adolescentes infratores |
Data de apresentação: | 25-Fev-2022 |
Data de publicação: | 3-Out-2022 |
Referência: | ALCÂNTARA, Clícia Danielly Barbosa. As práticas restaurativas como um instrumento de fortalecimento do sistema de garantia de direitos. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O estatuto da criança e do adolescente promulgado em 1990 é o marco legal da concepção de proteção integral da criança e do adolescente, a partir dessa concepção foi instituído o sistema de garantia de direitos que é composto por órgãos e instituições do poder público e da sociedade civil na aplicação de mecanismo de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. No entanto, apesar dos avanços para que esse sistema funcione é preciso que os componentes estejam articulados e integrados o que geralmente não acontece principalmente quando se trata de efetivação de direitos dos adolescentes que
cumprem medidas socioeducativas. Por este motivo, busca-se através da pesquisa bibliográfica, apresentar as práticas restaurativas como um instrumento de fortalecimento do sistema de garantia de direitos a adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto. O exercício de práticas restaurativas com adolescente em fase de cumprimento de medidas socioeducativas começou a compor o fluxo dos atendimentos socioeducativos no Brasil, após a regulamentação da Lei nº 12.594 de 2012 (SINASE). As práticas restaurativas podem ser um instrumento de fortalecimento do SGD, pois através disso permite ver as potencialidades dos adolescentes e não o reduzir ao ato infracional praticado. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
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