Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ginani, Verônica Cortez | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Jane Mota | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Jane Mota. Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante: o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília. 2008. 42 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008. | pt_BR |
dc.description.abstract | O valor da marca passou a se constituir no diferencial de maior responsabilidade pela decisão
de compra de um produto. É ele, em muitos casos, a única diferença entre um produto e outro.
A marca é vislumbrada como sendo um suporte real da intangibilidade apontada como o
elemento agregador das promessas dos benefícios junto do consumidor. O presente trabalho
tem como objetivo analisar o valor atribuído pelo cliente à marca de um restaurante. Para isso,
de forma específica busca-se entender o poder da marca no ciclo de vida de serviços de
alimentação, investigar qual o perfil do consumidor e quanto a marca contribui para a
fidelidade do cliente. Trata-se de um estudo de caso preliminar e inédito, pelo método
indutivo, correlacionando em pesquisa descritiva, em forma de levantamento de dados,
realizado em uma rede de restaurantes do tipo gastronômico localizado no Plano Piloto –
Brasília/DF. Utilizando um questionário auto preenchido como instrumento, foram coletados
35 questionários via correio eletrônico e utilizado o Excel para tratamento dos dados
coletados. Análises descritivas mostraram que a maior parte da amostra é feminina, freqüenta
os estabelecimentos a mais de um ano, é casado, têm pós-graduação e recebe acima de 12
salários mínimos por mês. Os resultados demonstram que os clientes efetivamente valorizam
e consideram a oferta dos serviços da rede de restaurantes, como um valor agregado ao
produto e como um diferencial da marca, confirmando-o como atividade necessária na cadeia
de valor da empresa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marca registrada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fidelização de clientes | pt_BR |
dc.title | Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-07-01T12:17:13Z | - |
dc.date.available | 2009-07-01T12:17:13Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-01T12:17:13Z | - |
dc.date.submitted | 2008-08-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/321 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The value of the mark passed if to constitute in the differential of bigger responsibility of the
decision of purchase of a product. It is, in many cases, the only difference between a product
and another one. The mark is glimpsed as being a real support of the pointed intangibilities as
the aggregator element of the promises of the benefits next to the consumer. The present work
has as objective to analyze the value attributed for the customer to the mark of a restaurant.
For this, of specific form one search to understand the power of the mark in the cycle of life
of feeding services, to investigate which the profile of the consumer and how much the mark
contributes for the allegiance of the customer. One is about a study of preliminary and
unknown case, for the inductive method, correlating in descriptive research, form datacollection,
carried through in a net of restaurants of the gastronomic type located in the Plano
Piloto - Brasília/DF. Using a filled auto questionnaire as instrument, 35 questionnaires had
been collected saw e-mail and used Excel for treatment of the collected data. Descriptive
analyses had shown that most of the sample is feminine, more than frequents the
establishments the one year, is married, have after-graduation and receive above from 12
minimum wages for month. The results demonstrate that the customers effectively value and
consider offer of the services of the net of restaurants, as an aggregate value to the product
and as a differential of the mark, confirming it as necessary activity in the chain of value of
the company. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.321 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gastronomia e Saúde
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