Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32190
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PaulaCatu_tcc.pdf5,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo do corpo justifica seu fim : arte têxtil como ocupação do espaço/tapeçaria contemporânea e a passagem do tempo
Autor(es): Catu, Paula
Orientador(es): Rosa, Luisa Günther
Assunto: Arte contemporânea
Feminismo
Mulheres na arte
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: CATU, Paula. O processo do corpo justifica seu fim: arte têxtil como ocupação do espaço/tapeçaria contemporânea e a passagem do tempo. 2021. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa busca compreender, apoiando-se nos processos históricos de feminização da arte têxtil, (se há) a possibilidade de criação e desenvolvimento artístico, com foco na reapropriação da produção têxtil tradicional na arte contemporânea. Para melhor compreender esse cenário, discuto o sistema de classificação das modalidades artísticas que resultaram fundamentalmente numa “hierarquia dos gêneros”, conforme analisado por Ana Paula Simioni, Ana Beatriz Bahia e Linda Nochlin. Além disso, revisito quais foram os momentos históricos que auxiliaram na formulação de tal pensamento e seus efeitos sobre as produções realizadas por mulheres como Regina Graz, Alice Bailly, Rosana Paulino e Judy Chicago, no âmbito têxtil. Analiso ainda o processo de retomada da produção têxtil a partir do Modernismo, assim como o impacto do feminismo e a retomada dessas práticas no Brasil nas décadas de 1970 e 1980. Por fim, avalio de que maneira a produção de artes têxteis, uma vez consideradas menores, possui o potencial de superar seu primeiro entendimento histórico, transformando-se numa ferramenta desestruturante dessa e de outras lógicas sociais previamente estabelecidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.