Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CleversonDeOliveiraDomingos_tcc.pdf306,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Memórias de infância na escola : retratos da LGBTIfobia e da cisheteronormatividade
Autor(es): Domingos, Cleverson de Oliveira
Orientador(es): Ferreira, Sueli Mamede Lobo
Assunto: Violência contra LGBTQIAP+
Infância
Memória social
Sexualidade
Homofobia
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 1-Out-2022
Referência: DOMINGOS, Cleverson de Oliveira. Memórias de infância na escola: retratos da LGBTIfobia e da cisheteronormatividade. 2022. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a construção narrativa das memórias de infância de professores gays, especialmente, seus percursos e experiências de discriminação nas escolas quando foram estudantes da educação básica. Os objetivos específicos consistiram em: coletar narrativas de professores gays sobre suas infâncias e experiências de confronto com as normas de gênero e sexualidade na escola; compreender suas trajetórias escolares na educação básica; identificar como enfrentaram as situações de LGBTIfobia nas escolas; discutir a cisheteronormatividade e a LGBTIfobia como violações dos direitos das crianças e adolescentes. A metodologia da pesquisa adotou a abordagem qualitativa, fundamentando-se na história oral e no método biográfico, com uso de entrevistas narrativas com dois professores que se identificam como gays. Os resultados apontaram que os professores relataram uma “infância pobre”, marcada pela luta de suas famílias pela superação e melhoria das condições financeiras precárias, bem como se recordaram de experiências de rejeição e de discriminação por parte de familiares, de instituições religiosas e das escolas que frequentaram – em razão de não corresponderem às expectativas sociais depositadas sobre “os meninos”. As narrativas evidenciaram a necessidade de reconhecer as crianças e adolescentes que vivenciam confrontos com as normas de gênero e sexualidade para poder garantir sua proteção integral e absoluta, como também a efetivação dos direitos humanos relativos à orientação sexual e identidade de gênero.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.