Título: | Identidade nacional e o direito à memória : uma análise sobre a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_VideoBrasil |
Autor(es): | Simões, Giovanna Dantas |
Orientador(es): | Dunaeva, Cristina Antonioevna |
Assunto: | Identidade nacional Arte contemporânea Nacionalismo |
Data de apresentação: | 14-Dez-2020 |
Data de publicação: | 30-Set-2022 |
Referência: | SIMÕES, Giovanna Dantas. Identidade nacional e o direito à memória: uma análise sobre a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_VideoBrasil. 2020. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo a análise da 21a Bienal de Arte Contemporânea do Sesc_Videobrasil, intitulada “Comunidades Imaginadas”. Apresentando como temática central os movimentos nacionalistas, as instituições-memória e as questões identitárias, a exposição questiona a organização social e política Estatal. Com o intuito de melhor investigar a proposta curatorial, esboço um breve contexto histórico e político dos movimentos nacionalistas ocorridos desde o século XVI nas colônias e reviso os conceitos de memória social, identidade e diferença. Após a revisão bibliográfica, exploro e detalho as decisões da equipe artística e curatorial da bienal, exibindo a produção de alguns artistas, que expõe possibilidades de organização política e social heterogêneas e afetivas, alternativas à pátria. A produção artística aparece acompanhada dos discursos de teóricos pan-africanistas, anticolonialistas e humanistas, refletindo, então, sobre outras possibilidades de existência fora do modelo imperialista de Estado-nação, que é um produto das relações de exploração e violência estabelecidos por uma elite branca, que no Brasil, é europeia. |
Abstract: | This research aims to analyze the 21st Sesc_videobrasil Biennial of Contemporary Art, entitled “Imagined Communities”. The exhibition’s central theme comprehends nationalist movements, memory institutions and identity, questioning the State’s social and political organization. In order to better investigate the curatorial proposal, I draw a brief historical and political context of the nationalist movements that took place since the 16th century in the colonies, reviewing the social memory, identity and difference concepts. After a bibliographic review, I explore and detail the decisions made by the biennial artistic and curatorial team, presenting the work made
by some of the exhibition’s artists, revealing heterogeneous social and political organizations based on affective bounds, alternatives to the patriotic State’s concept. The artistic production relies on the speech of pan-Africanist, anti-colonialist and humanist theorists, reflecting on another possibilities of existence outside the imperialist model of national States, which is a product of exploitation and violence forced by a white supremacist elite, that in Brazil, is European. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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