Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32159
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GiovannaDantasSimoes_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDunaeva, Cristina Antonioevna-
dc.contributor.authorSimões, Giovanna Dantas-
dc.identifier.citationSIMÕES, Giovanna Dantas. Identidade nacional e o direito à memória: uma análise sobre a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_VideoBrasil. 2020. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo a análise da 21a Bienal de Arte Contemporânea do Sesc_Videobrasil, intitulada “Comunidades Imaginadas”. Apresentando como temática central os movimentos nacionalistas, as instituições-memória e as questões identitárias, a exposição questiona a organização social e política Estatal. Com o intuito de melhor investigar a proposta curatorial, esboço um breve contexto histórico e político dos movimentos nacionalistas ocorridos desde o século XVI nas colônias e reviso os conceitos de memória social, identidade e diferença. Após a revisão bibliográfica, exploro e detalho as decisões da equipe artística e curatorial da bienal, exibindo a produção de alguns artistas, que expõe possibilidades de organização política e social heterogêneas e afetivas, alternativas à pátria. A produção artística aparece acompanhada dos discursos de teóricos pan-africanistas, anticolonialistas e humanistas, refletindo, então, sobre outras possibilidades de existência fora do modelo imperialista de Estado-nação, que é um produto das relações de exploração e violência estabelecidos por uma elite branca, que no Brasil, é europeia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade nacionalpt_BR
dc.subject.keywordArte contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordNacionalismopt_BR
dc.titleIdentidade nacional e o direito à memória : uma análise sobre a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_VideoBrasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-30T10:53:28Z-
dc.date.available2022-09-30T10:53:28Z-
dc.date.submitted2020-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32159-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to analyze the 21st Sesc_videobrasil Biennial of Contemporary Art, entitled “Imagined Communities”. The exhibition’s central theme comprehends nationalist movements, memory institutions and identity, questioning the State’s social and political organization. In order to better investigate the curatorial proposal, I draw a brief historical and political context of the nationalist movements that took place since the 16th century in the colonies, reviewing the social memory, identity and difference concepts. After a bibliographic review, I explore and detail the decisions made by the biennial artistic and curatorial team, presenting the work made by some of the exhibition’s artists, revealing heterogeneous social and political organizations based on affective bounds, alternatives to the patriotic State’s concept. The artistic production relies on the speech of pan-Africanist, anti-colonialist and humanist theorists, reflecting on another possibilities of existence outside the imperialist model of national States, which is a product of exploitation and violence forced by a white supremacist elite, that in Brazil, is European.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.