Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NataliaPereiraRocha_tcc.pdf390,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projetos de trabalho como prática pedagógica : origem, conceitos e aplicação em sala de aula
Autor(es): Rocha, Natália Pereira
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Arte e educação
Prática de ensino - arte
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 28-Set-2022
Referência: ROCHA, Natália Pereira. Projetos de trabalho como prática pedagógica: origem, conceitos e aplicação em sala de aula. 2019. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal apresentar a ideia de “Projetos de Trabalho”, conceitos e estudos de sua origem e como essa ideia passou a ser aplicado em algumas escolas como uma contraproposta à educação tradicional. Aqui cito como as mudanças ocorridas na educação e no mundo nos últimos anos deixa cada vez mais claro que a educação alternativa pode fazer diferença na vida escolar e social dos alunos. No primeiro momento cito o início dos estudos da Escola Nova, que tem por base uma educação alternativa apontando datas e nomes dos principais precursores, e como tal movimento gerou novas pesquisas e projetos. Em seguida, apresento os Projetos de Trabalho, ideia que surge com as necessidades de inovar o ensino. Como desenvolver tais projetos, os temas, avaliações e seus precursores, John Dewey e Fernando Hernández. Por último, foco no estudo da arte e no que seria preciso para mudar a situação da arte-educação atual no Brasil. E concluo, não com respostas, e sim com mais perguntas, a respeito do que seria necessário para uma reestruturação da educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.