Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32127
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LeticiaMedeirosEstevam_tcc.pdf943,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Preto no branco : o pensamento decolonial na performance
Autor(es): Estevam, Letícia Medeiros
Orientador(es): Dunaeva, Cristina Antonioevna
Assunto: Decolonialidade
Performance (Arte)
Racismo
Mulheres negras
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 27-Set-2022
Referência: ESTEVAM, Letícia Medeiros. Preto no branco: o pensamento decolonial na performance. 2020. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa "Preto no branco: o pensamento decolonial na perfomance” constrói o pensamento a partir da perspectiva decolonial na história da arte dita "oficial", essa que é excludente, sexista, machista e branca. Tem como objetivo compreender como a pesquisa decolonial sucede na perfomance “Merci Beacoup Blanco” da artista Musa Michelle Mattiuzzi, utilizando o conceito "escrevivências" de Conceição Evaristo para a construção de uma escrita vivida, real e histórica com base em minhas vivências de mulher e negra entrelaçadas com o trabalho da Musa.
Abstract: The research "Black on white: decolonial thinking in performance constructs thinking from the decolonial perspective in the so-called" official "art history, which is exclusive, sexist, sexist and white and in performance. It aims to understand how research decolonial takes place in the performance Merci Beacoup Blanco of the artist Musa Michelle Mattiuzzi, using the concept "scribes" by Conceição Evaristo to build a lived, real and historical writing based on my experiences as a woman and a black woman intertwined with the work of the Muse.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.