Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarlosJoseFerreiraMacedo_tcc.pdf572,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Justiça juvenil restaurativa no Tocantins : práticas circulares na unidade de semiliberdade feminina de Palmas
Autor(es): Macêdo, Carlos José Ferreira
Orientador(es): Carvalho, Claudiane Silva
Assunto: Justiça restaurativa
Adolescentes infratores
Mulheres encarceradas
Data de apresentação: 27-Fev-2022
Data de publicação: 25-Set-2022
Referência: MACÊDO, Carlos José Ferreira. Justiça juvenil restaurativa no Tocantins: práticas circulares na unidade de semiliberdade feminina de Palmas. 2022. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A justiça restaurativa pode ser considerada uma perspectiva de perceber o crime e, no caso deste estudo, o ato infracional, como uma violação que cria a obrigatoriedade de correção dos erros praticados. Com o objetivo de aplicar técnicas da justiça restaurativa no sistema de Justiça Juvenil do Tocantins, a pesquisa busca apresentar pontos em comum entre justiça restaurativa e sistema socioeducativo, descrever e analisar a utilização das técnicas e disseminar dos princípios restaurativos no sistema socioeducativo. Para isso, trabalho conta com pesquisa bibliográfica em doutrinadores das Justiças Juvenil e Restaurativa e na legislação pertinente. Foram desenvolvidos Círculos de Diálogo e Aprendizado na Unidade de Semiliberdade Feminina de Palmas. O trabalho é o primeiro projeto de aplicação de técnicas de Justiça Restaurativa no sistema de Justiça Juvenil do Tocantins. Concluiu-se que a prática contribui para o aumento da participação da adolescente como protagonista de seu processo de socioeducação e reinserção na sociedade. No entanto, a aplicação das técnicas é ainda muito incipiente no sistema socioeducativo do Estado, especialmente pela falta de qualificação prática da equipe de socioeducadores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.