Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarlaGuaciraRochaPessoaDeAraujoSantos_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente : uma análise sobre o município de Porto Real/RJ
Autor(es): Santos, Carla Guacira Rocha Pessoa de Araújo
Orientador(es): Mariana, Fernando Bomfim
Assunto: Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)
Crianças e adolescentes - rede de proteção
Políticas públicas
Data de apresentação: 4-Mar-2022
Data de publicação: 25-Set-2022
Referência: SANTOS, Carla Guacira Rocha Pessoa de Araújo. Sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente: uma análise sobre o município de Porto Real/RJ. 2022. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho propõe-se a fazer uma análise do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes na cidade de Porto Real/RJ. O SGDCA vem sendo construído desde a Constituição Federal. O sistema visa a articulação de toda rede governamental e não-governamental que atenda ao público infantojuvenil de forma a garantir efetividade nos atendimentos as demandas inerentes a esse público e suas famílias. Para tanto, realizamos uma pesquisa com 10 participantes, todos atuantes no sistema de garantia de direitos. Os dados foram obtidos por meio de perguntas prédefinidas disponibilizadas no Google Forms. Os dados obtidos foram organizados e analisados de acordo com cada pergunta. Os resultados evidenciaram que todos os participantes possuem cursos de formação na área do atendimento a criança e adolescente e que estes são público-alvo de sua atuação profissional. Parte dos entrevistados não se reconhecem enquanto parte do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente mas mesmo com essa falta de reconhecimento de seu pertencimento ao sistema, todos declaram fazer parte de uma rede que se complementa. As análises das respostas permitem-nos concluir que a pesquisa fomenta o debate sobre o SGDCA, de forma a fortalecer toda rede de proteção para que possamos continuar elaborando estratégias de atendimento, proteção e garantia de todos os direitos inerentes às nossas crianças e adolescentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.