Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LethiciaSilvaDeSousa_tcc.pdf519,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: BPO Financeiro : um estudo de caso sobre seus procedimentos operacionais
Autor(es): Sousa, Lethícia Silva de
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Processos operacionais
Empresas - análise econômico-financeira
Gestão de processos
Data de apresentação: 29-Abr-2022
Data de publicação: 25-Set-2022
Referência: SOUSA, Lethícia Silva de. BPO Financeiro: um estudo de caso sobre seus procedimentos operacionais. 2022. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: De acordo com o cenário brasileiro, onde diversas empresas enfrentam dificuldades e até mesmo encerram suas atividades prematuramente, ter uma gestão financeira eficiente é imprescindível. O Business Process Outsourcing (BPO) tem como tradução a terceirização de processos de negócios, uma solução empresarial que pode auxiliar de forma valiosa os gestores de empresas. Este trabalho tem foco no BPO Financeiro, ou seja, a terceirização de rotinas financeiras de empresas, sendo este um serviço vantajoso as corporações, já que que permite a gestão correta do setor financeiro delas, abrangendo soluções como o auxílio para a tomada de decisão. Esse estudo tem por objetivo analisar os procedimentos operacionais do BPO Financeiro, utilizando-se de estudo de caso, por meio de entrevista e observação. Concluiu-se que a empresa Alfa desemprenha suas atividades por meio de um processo operacional rodeado por um planejamento de atividades mapeadas, previamente estruturadas, e que funciona em meio ao dia a dia. Ademais, alguns de seus clientes precisam passar por adequação ao processo adotado, como enquadramento aos mecanismos de comunicação estabelecidos, assim como solucionar questões de acesso ao banco. Por fim, os benefícios destacados aos clientes são: foco no core business, efetiva gestão de pagamentos e recebimentos, auxílio à tomada de decisões, redução de custos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.