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Título: Papel do pedagogo no atendimento pedagógico a crianças de 0 a 3 anos hospitalizadas : uma experiência teórico prática realizada em dois hospitais públicos do Distrito Federal
Autor(es): Reis, Luiza Callafange dos
Orientador(es): Barra Júnior, Bianor Domingues
Assunto: Pedagogia hospitalar
Educação de crianças
Professores - formação
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: REIS, Luiza Callafange dos. Papel do pedagogo no atendimento pedagógico a crianças de 0 a 3 anos hospitalizadas: uma experiência teórico prática realizada em dois hospitais públicos do Distrito Federal. 2011. 120 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O amparo do direito de todos à educação está salientado na atuação do pedagogo em múltiplos espaços. Atualmente surgiram novos campos de atuação para este profissional, e a classe hospitalar se coloca como uma destas áreas. A justificativa da escolha do tema em questão se deu pelo fato de que o atendimento oferecido a crianças de 0 a 3 anos é incipiente ou inexistente, ainda que em geral esteja presente à crianças e adolescentes hospitalizados a fim de garantir a continuidade de sua escolaridade e desenvolvimento. Dentro deste contexto, foi realizada uma pesquisa teórica e prática em dois hospitais a fim de conhecer as especificidades deste atendimento específico, e relatar algumas experiências que foram vivenciadas com as crianças dessa faixa etária. Para atingir os objetivos propostos e visando a resposta para estas indagações o trabalho se divide em três etapas. Primeiramente a pesquisa teve um caráter investigativo buscando-se dados teóricos sobre a criança de 0 a 3 anos. Paralelo a esta pesquisa foi produzida uma construção bibliográfica a respeito da pedagogia hospitalar, trazendo a conceituação da área, seus pressupostos legislativos, o papel desse profissional, sua formação e o currículo. Por final, em consonância com a teoria, as vivências acadêmicas da autora e de outros alunos nos hospitais foram retratadas e analisadas sob um enfoque crítico e investigativo. Nas intervenções realizadas foi possível averiguar e constatar a importância da classe hospitalar neste contexto como um resgate a cidadania onde muitas crianças e adolescentes são privados de se desenvolverem durante o afastamento da sala regular. Os resultados desta pesquisa mostram a relevante contribuição da Pedagogia Hospitalar e do pedagogo no contexto hospitalar, além da reflexão da ressignificação da formação desse profissional da educação e da necessidade de atendimento para esta faixa etária. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The protection of everyone's right to education is emphasized on the action of professor in multiple spaces. Today there are new fields of action for this professional, and the hospital school is one of these areas. The reason to choose the subject in question is due to the fact that the care provided to children of 0 to 3 years are weak or nonexistent, although in general be present to children and adolescents hospitalized in order to ensure their continued education and development. Within this context, it was performed a theoretical and practical research in two hospitals in order to know the specifics of this particular service, and report some experiences that have been experienced with this age group. To achieve the proposed objectives and seeking the answer to these questions, the work is divided into three steps. First the research was an investigative character seeking to theoretical data on children of 0 to 3 years. Parallel to this research it has produced a literature about the construction of pedagogy hospital, bringing the concept of area, your assumptions legislation, the role of professional training and their curriculum. In the end, in line with the theory, the academic experience of the author and other students in the hospitals were portrayed and analyzed in an investigative and critical approach. At the interventions was possible to verify and ascertain the importance of hospital school here as a ransom citizenship where many children and adolescents are private to develop during the regular removal of the room. The results of this research shows the important contribution of the Hospital Education and of the educator in the hospital, beyond the reflection and reframing of the training of this professional of education and the need to care for this age group.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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