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Título: Prática pedagógica do professor : possibilidades e desafios para uma aprendizagem criativa
Autor(es): Marcello, Talyta Moreira de Souza Bezerra
Orientador(es): Mitjáns Martínez, Albertina
Assunto: Aprendizagem
Criatividade (Educação)
Prática de ensino
Professores
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: MARCELLO, Talyta Moreira de Souza Bezerra. Prática pedagógica do professor: possibilidades e desafios para uma aprendizagem criativa. 2011. 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A pesquisa tem como foco caracterizar a prática pedagógica docente, analisando em que medida propicia o desenvolvimento da aprendizagem criativa. Diante de uma sociedade cada vez mais complexa, a criatividade emerge como um fator necessário ao desenvolvimento de novos saberes, nesse cenário a instituição escolar aparece como um espaço que pode propiciar essa aquisição. Reconhece-se que dentre os atores que atuam nos papéis principais, alunos e professores contribuem para que a sala de aula se torne um lugar de personalização de conhecimentos, de pensamentos reflexivos e inovadores. A metodologia de pesquisa qualitativa foi a que melhor se adequou aos objetivos do estudo. Participaram da pesquisa alunos e professora do segundo ano das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada, situada na Asa Norte de Brasília. Os resultados encontrados neste estudo evidenciam que não ocorre a promoção da aprendizagem criativa. A prática pedagógica da professora é voltada para o ensino reprodutivo e para a passividade dos alunos no sentido de não personalizarem os conteúdos trabalhados em sala. Apesar de promover um diálogo em sala durante as explicações das matérias, a docente não os instiga a questionarem o conhecimento de forma que possam avançar, sugerindo novas ideias e possibilidades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research focuses in the characterization of pedagogical practice; analyzing which measure it favors creative learning development. In front of a society increasingly complex, the creativity emerges as a factor required to new knowledge development. By this hand the educational institution appears as space where this acquisition can be afforded. Is recognized that, between actors who play the leading role, students and teachers contribute to the becoming of classroom in a place of knowledge embodiment and reflexive and innovating thoughts. The qualitative research methodology was the on which has better adequateness to the etude goals. Students and a teacher from Brasilia’s Asa Norte private school of primary education participate in this research. The results obtained in this study attest the nonoccurrence of creative learning promotion. The teacher’s pedagogical practice is turned to reproductive teaching and passivity of students, meaning no personification of the issues tooled in class. Even promoting dialogues in class while the explanation of subjects is on, the teacher does not instigate the learners to question the knowledge, so they could no make some progress, suggesting new ideas and possibilities.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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