Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32026
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasFernandesDaSilvaAlves_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparativa de programas de compliance entre empresas do grupo GRI e não GRI
Autor(es): Alves, Lucas Fernandes da Silva
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Compliance
Empresas
Data de apresentação: 25-Abr-2022
Data de publicação: 22-Set-2022
Referência: ALVES, Lucas Fernandes da Silva. Análise comparativa de programas de compliance entre empresas do grupo GRI e não GRI. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Por anos, empresas nacionais e estrangeiras enfrentaram escândalos e casos de corrupção dentro de suas organizações e, como ferramenta de combate, elas começaram a adotar interinamente programas de compliance, um sistema que engloba um conjunto de atividades que visam prevenir e detectar atos ilícitos. Com base em sua importância, o presente estudo teve como objetivo a análise comparativa entre os programas de empresas listadas na B3 que integram o Grupo GRI e aquelas que não integram o GRI. Foram analisadas 7 empresas de cada grupo e de setores diferentes: bens industriais, consumo cíclico, consumo não cíclico, financeiro, materiais básicos, petróleo e saúde. A partir das empresas selecionadas, uma consulta das palavras mais frequentes e os seus contextos em cada programa foi realizada, na qual teve o resultado de que o programa de compliance das empresas do setor de bens industriais teve 50% de semelhança; consumo cíclico tiveram 50%; consumo não cíclico, 30%; financeiro, 20%; materiais básicos, 50%; petróleo, 20%; saúde, 40%; e, por fim, incluindo todas empresas e separadas por grupo (GRI e Não GRI), foi constatado apenas 54% de semelhança entre eles. Não houve um padrão de palavras entre os Grupos GRI e Não GRI. Foco maior em questões de agentes públicos pelo Grupo GRI, e auditoria interna pelo Grupo Não GRI. Transparência no acesso aos programas de compliance pelas empresas do Grupo Não GRI, em geral, não foi suficiente em comparação ao Grupo GRI.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.