Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32021
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TainaSilvaDionisio_tcc.pdf259,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conselho tutelar em interface a prioridade absoluta : desafios para a rede de proteção à Infância e adolescência no município de Palhoça/SC
Autor(es): Dionisio, Tainá Silva
Orientador(es): Pinel, Walace Roza
Assunto: Conselho tutelar
Crianças e adolescentes - proteção social
Crianças e adolescentes - rede de proteção
Data de apresentação: 7-Mar-2022
Data de publicação: 21-Set-2022
Referência: DIONISIO, Tainá Silva. O conselho tutelar em interface a prioridade absoluta: desafios para a rede de proteção à Infância e adolescência no município de Palhoça/SC. 2022. 15 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Monografia apresentada sob o título “O conselho Tutelar em interface a prioridade absoluta, desafios para rede de proteção do Município de Palhoça” que tem como finalidade dissertar sobre o trabalho do Conselho Tutelar dentro do Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente, e se de fato a proteção integral com prioridade absoluta na rede de proteção municipal está sendo priorizada. Busca-se entender através de análise das requisições realizadas pelo CT se as mesmas estão sendo atendida com prioridade absoluta sem a necessidade de judicializar a Secretaria acionada pelo não atendimento do requisitado dentro do prazo estabelecido. Atualmente, com o aumento do número de seus habitantes, o Município de Palhoça vem crescendo de forma desordenada onde as políticas públicas não estão conseguindo acompanhar e suprir a alta demanda. Isto é visível a partir dos atendimentos realizados no CT onde se pode perceber uma morosidade para fornecimento dos Serviços na rede de proteção. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é de identificar se há a prioridade absoluta conforme é previsto na Lei Federal 8.069/90 no que se refere ao atendimento à criança e o adolescente e se é executado com primazia.
Abstract: This monograph under the title, "The Guardianship Council in interface with absolute priority, a challenge for the Palhoça City´s network protection", aims to discuss the work of the Guardianship Council within the Child and Adolescent Rights Guarantee System and if in fact, integral protection with absolute priority in the municipal protection network is being prioritized. The goal is to understand, through the requests made by the GC, if they are promptly being answered with absolute priority without the need for filling an official request to the board due to not meeting the deadline. Currently, with the increase of its population, the City of Palhoça has been growing in a disorganized way and public services are not managing to keep up with the high demands. This is visible from the assistance provided in the GC, when there is a delay in services provided by the network protection. Therefore, the objective of this research is to identify whether the absolute priority as established in the Federal Law 8.069/90 regarding children and adolescents is being held.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.