Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3201
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeticiaAntonioliCardosodaCosta.pdf5,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura organizacional : um estudo etnográfico na educação infantil
Autor(es): Costa, Leticia Antonioli Cardoso da
Orientador(es): Rocha, Maria Zélia Borba
Assunto: Escolas - organização e administração
Cultura organizacional
Clima organizacional
Administração de pessoal
Educação de crianças
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: COSTA, Leticia Antonioli Cardoso da. Cultura organizacional: um estudo etnográfico na educação infantil. 2011. 82 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia tem por objeto de estudo a cultura de uma organização e empregou a metodologia etnográfica por intermédio da observação participante. A pesquisa foi realizada durante um ano em uma escola de particular de educação infantil localizada em Brasília, Distrito Federal. Utilizou como categorias de análise os conceitos de organização; cultura organizacional (poder, liderança e clima institucional); estilos de liderança (laissez-faire, autocrático e democrático); gestão, com foco voltado para gestão de pessoas; motivação; desempenho e observação participante; recorrendo-se principalmente aos autores André, Brandão, Chiavenato, Finamoto et al, Gil, Luck, Marconi, Lakatos, Maximiano, Ré et al, Silva e Srour. A pesquisa concluiu que influência que a gestão de pessoas exerce sobre os profissionais da área de educação no ambiente escolar pode propiciar o sucesso ou o fracasso do processo de ensino e aprendizagem diretamente e, corroborou as hipóteses de que a cultura de uma organização influencia o modelo de gestão adotado pela organização assim como a qualidade do ensino oferecido pela instituição escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3201
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons