Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3201
Título: | Cultura organizacional : um estudo etnográfico na educação infantil |
Autor(es): | Costa, Leticia Antonioli Cardoso da |
Orientador(es): | Rocha, Maria Zélia Borba |
Assunto: | Escolas - organização e administração Cultura organizacional Clima organizacional Administração de pessoal Educação de crianças |
Data de apresentação: | 15-Jul-2011 |
Data de publicação: | 22-Mar-2012 |
Referência: | COSTA, Leticia Antonioli Cardoso da. Cultura organizacional: um estudo etnográfico na educação infantil. 2011. 82 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta monografia tem por objeto de estudo a cultura de uma organização e empregou a metodologia etnográfica por intermédio da observação participante. A pesquisa foi realizada durante um ano em uma escola de particular de educação infantil localizada em Brasília, Distrito Federal. Utilizou como categorias de análise os conceitos de organização; cultura organizacional (poder, liderança e clima institucional); estilos de liderança (laissez-faire, autocrático e democrático); gestão, com foco voltado para gestão de pessoas; motivação; desempenho e observação participante; recorrendo-se principalmente aos autores André, Brandão, Chiavenato, Finamoto et al, Gil, Luck, Marconi, Lakatos, Maximiano, Ré et al, Silva e Srour. A pesquisa concluiu que influência que a gestão de pessoas exerce sobre os profissionais da área de educação no ambiente escolar pode propiciar o sucesso ou o fracasso do processo de ensino e aprendizagem diretamente e, corroborou as hipóteses de que a cultura de uma organização influencia o modelo de gestão adotado pela organização assim como a qualidade do ensino oferecido pela instituição escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3201 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons