Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3200
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnneCarolinedasSantosBraga.pdf699,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de letramento na educação infantil
Autor(es): Braga, Anne Caroline dos Santos
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Educação de crianças
Alfabetização
Letramento
Data de apresentação: 2-Fev-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: BRAGA, Anne Caroline dos Santos. Práticas de letramento na educação infantil. 2011. xi, 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa de cunho qualitativo, onde foram aplicados instrumentos etnográficos para geração dos registros de aula, através de protocolos. O estudo foi realizado em uma classe de jardim I, com crianças de quatro e cinco anos, em uma escola particular, localizada na região administrativa do Lago Sul - Distrito Federal. O objetivo geral foi analisar as práticas de letramento na educação infantil, mesmo antes do domínio da leitura e da escrita. Elegemos como objetivos específicos: analisar como o professor atua nas práticas de letramento; perceber o interesse dos alunos frente às práticas de letramento mesmo antes do domínio da leitura e escrita; Identificar como a professora ajuda as crianças na compreensão das histórias contadas em roda; identificar como as práticas de letramento podem contribuir para a oralidade e a escrita dos educandos; observar como é feita a mediação da professora no desenvolvimento da consciência fonológica das crianças; perceber como as práticas de letramento podem despertar o desejo das crianças para ler e escrever. Participaram desse estudo vinte e um alunos com idade entre quatro e cinco anos. Os critérios de escolha foram o acesso para fazermos a pesquisa e a competência da professora e sua experiência com a educação infantil. Optamos pela metodologia de pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumentos de construção de dados protocolos de aulas. Os resultados apontaram para o lado positivo, levando-nos a pensar que o processo de letramento se inicia muito cedo e nunca acaba, deve sempre ser reforçado, abraçando-se a ideia de se alfabetizar letrando, para assim formar leitores competentes. Esse processo se inicia na educação infantil, sendo esta prática benéfica para a construção da língua oral e escrita das crianças de forma prazerosa e leva sempre às práticas de letramento para a realidade das crianças, fazendo sentido para elas.
Abstract: This is an qualitative study in which ethnographic procedures were used for data generation. The research was carried out in a private kindergarten, located in Lago Sul, Brasília, DF, Brazil, with 21 four and five year olders. The main purpose was to analyse literacy practices in the education of little children, even before they learn to read and write. It also aimed at the analysis of: 1. the children`s interest for such practices; 2. the teacher`s disposition to help the pupils, understand the stories that she tells them; 3. the contribution of these literacy practices to the development of orality skills, including phonological awareness. The results suggest that literacy practices in kindergarten can help the development of both oral and written skills that will be useful to the pupils in the process of their future schooling.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.3200
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons