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dc.contributor.advisorPolonia, Ana da Costa-
dc.contributor.authorSantos, Maria Luiza Colaço dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Luiza Colaço dos. As representações sociais da educação a distância no ambiente corporativo. 2011. xii, 112 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho visa identificar as representações sociais que os profissionais de uma empresa pública nacional possuem sobre a Educação a Distância, ou seja, se já fizeram algum curso, e quais são as opiniões que eles possuem sobre essa modalidade de ensino. Busca-se também investigar como essas representações podem interferir na confiança, ou na escolha ou não destes profissionais por um curso a distância como capacitação profissional, ou apenas como complementação dos estudos. Este trabalho teve como fundamento teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. A pesquisa foi realizada com 27 funcionários que responderam um formulário online, disponibilizado no Google docs1, constando de perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que todos acreditam que é possível aprender nesta modalidade de ensino, no entanto, enfatizam que ela não possibilita o desenvolvimento de atividades de cunho prático com laboratório, estágios e oficinas. Talvez, por não terem experenciado, em sua trajetória, este tipo de atividade, ainda, não percebam a dimensão e a amplitude, sobretudo, em articular os encontros presenciais e a articulação teórico-prática, presente nessa modalidade. Ainda, ressaltam que os adultos se beneficiam da EAD por terem um grau diferenciado de responsabilidade, compromisso e autonomia, e isso implica no sucesso do curso. Sendo assim, os cursos de graduação, pós-graduação e de formação profissional seriam, por esta condição dos sujeitos, os mais indicados. Observa-se que por terem realizado um curso em EAD, o grupo tem uma visão positiva desta modalidade e isso se reflete em suas respostas e suas percepções. Inclusive enfatizam que a monitoria/tutoria é um dos elementos de qualidade, além do quadro qualificado de professores e um planejamento adequado do ambiente. Por meio destas respostas, se conclui que o grupo tem uma visão crítica da EAD e, conseguem vê-la como uma modalidade de ensino que assegura a qualidade, democratização e respeita o ritmo dos alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.subject.keywordEducação corporativaen
dc.subject.keywordEducação à distânciaen
dc.titleAs representações sociais da educação a distância no ambiente corporativoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-22T11:50:46Z-
dc.date.available2012-03-22T11:50:46Z-
dc.date.issued2012-03-22T11:50:46Z-
dc.date.submitted2011-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3199-
dc.language.isoPortuguêsen
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