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Título: Reflexos das audiências concentradas na garantia de direitos dos adolescentes a partir da integração das políticas intersetoriais
Autor(es): Campos, Andreia Aparecida
Orientador(es): Costa Neto, Antônio Gomes da
Assunto: Medidas socioeducativas
Políticas intersetoriais
Adolescentes e família
Data de apresentação: 22-Fev-2022
Data de publicação: 19-Set-2022
Referência: CAMPOS, Andreia Aparecida. Reflexos das audiências concentradas na garantia de direitos dos adolescentes a partir da integração das políticas intersetoriais. 2022. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho discorre sobre o processo de implementação das audiências concentradas no sistema socioeducativo. Essa metodologia de avaliação surge a partir da resolução nº 367/2021 (CNJ) e é reforçada pela recomendação 98/2021, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inicialmente como uma proposta para reduzir a superlotação nas unidades socioeducativas, mas também para qualificar a execução da medida socioeducativa, a partir da realização de audiências de reavaliação com a presença do adolescente, seus familiares e profissionais das instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos. Como metodologia foi utilizada a pesquisa exploratória através da revisão bibliográfica de fontes como artigos científicos, web sites, legislações e livros e o estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Como resultado, concluiu-se que essa metodologia contribui para a garantia dos direitos dos adolescentes, favorece a articulação das políticas intersetoriais e também se constitui em um espaço de fala, possibilitando que adolescentes e familiares opinem acerca das intervenções que lhe afetam.
Abstract: The present work discusses the process of implementing the hearings concentrated in the socio-educational system. This evaluation methodology arises from resolution n. º 367/2021 (CNJ) and is reinforced by recommendation 98/2021, both of the National Council of Justice (CNJ), initially as a proposal to reduce overcrowding in socio-educational units, but also to to qualify the execution of the socio-educational measure, from the holding of reassessment hearings with the presence of the teenager, their families and professionals from the institutions that make up the Rights Guarantee System. As a methodology, exploratory research was used through the bibliographic review of sources such as scientific articles, websites, legislation and books and the descriptive study, of the experience report type. As a result, it was concluded that this methodology contributes to guaranteeing the rights of adolescents, favors the articulation of intersectoral policies and also constitutes a space for speech, allowing adolescents and their families to give their opinion on the interventions that affect them.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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