Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndreaLigiaParenteFarias_tcc.pdf495,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do projeto "Qualificar para Transformar‟ para a profissionalização dos adolescestes em cumprimento de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade no município de Barcarena
Autor(es): Farias, Andrea Ligia Parente
Orientador(es): Costa Neto, Antônio Gomes da
Assunto: Medidas socioeducativas
Qualificações profissionais
Adolescentes infratores
Data de apresentação: 20-Fev-2022
Data de publicação: 19-Set-2022
Referência: FARIAS, Andrea Ligia Parente. A importância do projeto "qualificar para transformar‟ para a profissionalização dos adolescestes em cumprimento de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade no município de Barcarena. 2022. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho objetiva apontar a importância da criação do projeto “Qualificar para Transformar” como ferramenta para a promoção da qualificação profissional de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no município de Barcarena, no estado do Pará. O estudo foi realizado a partir da experiência vivenciada no Serviço de Medidas Socioeducativas no MSE do CREAS Henrica de Nazaré desde 2020, e possui abordagem qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Para a compreensão da dinâmica de construção do projeto em questão, foi traçado um breve histórico dos últimos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social de Barcarena. Como resultado é possível observar hipóteses dos benefícios que o projeto em questão trará aos adolescentes após sua execução em 2022.
Abstract: This work aims to point out the importance of the creation of the project "Qualificar para Transformar" as a tool to promote the professional qualification of adolescents in compliance with socio-educational measures in the municipality of Barcarena, in the state of Pará. The study was carried out from the experience lived in the Socio-educational Measures Service atCREAS Henrica Nazaré’s MSE since 2020, and has a qualitative, exploratory-descriptive approach. In order to understand the construction dynamics of the project in question, a brief history of the latest projects developed by the Barcarena Department of Social Assistance was drawn up. As a result, it is possible to observe hypotheses of the benefits that the project in question will bring to adolescents after its execution in 2022.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.