Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31971
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaPaulaPereira_tcc.pdf913,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios educacionais e a aplicabilidade do programa de iniciação ao trabalho no âmbito de uma unidade socioeducativa de internação
Autor(es): Pereira, Ana Paula
Orientador(es): Azevedo, Andressa Amaral de
Assunto: Adolescentes em privação de liberdade
Unidade do sistema socioeducativo
Socioeducação
Qualificações profissionais
Data de apresentação: 22-Fev-2022
Data de publicação: 19-Set-2022
Referência: PEREIRA, Ana Paula. Os desafios educacionais e a aplicabilidade do programa de iniciação ao trabalho no âmbito de uma unidade socioeducativa de internação. 2022. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Santa Catarina, 2022.
Resumo: Esta pesquisa propõe uma análise das ações do Programa de Iniciação ao Trabalho - PIT no âmbito de uma unidade socioeducativa de internação. Além das ações do programa, também buscou analisar o tipo de treinamento a ser utilizado com os adolescentes privados de liberdade. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, em fontes primárias e secundárias, tendo como a coleta de dados instrumentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O tema relaciona os desafios educacionais e a aplicabilidade do PIT dentro de uma unidade socioeducativa, objetivando ao fim do programa a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho, após o cumprimento de sua medida socioeducativa e seu retorno à sociedade. A pesquisa apresenta ainda, informações acerca dos desafios encontrados pelos professores e equipe pedagógica durante a aplicação do programa. Ainda, busca-se contribuir com subsídios para um treinamento específico com os adolescentes privados de liberdade, assim como o debate e reflexão quanto aos mecanismos utilizados pelo programa de iniciação ao trabalho, de modo a buscar melhorias quanto a sua aplicabilidade. Por fim, a pesquisa apresentará todos os processos traçados e realizados durante a aplicação do programa, e apontará os pontos positivos e negativos quanto a tipo de treinamento utilizado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.