Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarianaAtalaTestoni_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A precarização é pior para elas : uma análise do fenômeno da uberização a partir da perspectiva de gênero
Autor(es): Testoni, Mariana Atala
Orientador(es): Delgado, Gabriela Neves
Assunto: Jornada de trabalho
Precarização
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
Divisão sexual do trabalho
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 19-Set-2022
Referência: TESTONI, Mariana Atala. A precarização é pior para elas : uma análise do fenômeno da uberização a partir da perspectiva de gênero. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar, por meio de referências bibliográficas, o fenômeno da uberização do trabalho a partir de uma perspectiva de gênero. Partindo de uma breve análise das novas formas de gestão, organização e controle do trabalho decorrentes da uberização, o presente estudo procura examinar os principais aspectos que circundam o referido fenômeno, com ênfase no seu caráter sob demanda e nos novos usos e significados políticos dados às definições de “liberdade”, “autonomia” e “empreendedorismo” no âmbito da relação plataformizada. Em seguida, tendo como base a teoria da divisão sexual do trabalho, a pesquisa procura analisar a relação entre os aspectos que envolvem a variável de gênero e o fenômeno da uberização, lançando base para entender o lugar marginalizado da mulher nesse tipo de labor. Por fim, estuda-se o direito fundamental à limitação da jornada de trabalho no contexto da obreira uberizada, com o objetivo de debater e pensar em caminhos para a garantia de um trabalho digno à mulher que labora na Uber e em outras plataformas digitais similares.
Abstract: This research intends to analyze, through bibliographical references, the phenomenon of the uberization of work from a gender perspective. Starting from a brief analysis of the new forms of work organization resulting from the uberization, the present study seeks to examine the main aspects that surround that phenomenon, with emphasis on its ondemand nature and on the new political meaning given to the definitions of “freedom”, “autonomy” and “entrepreneurship”. Then, based on the theory of the sexual division of labor, the research seeks to analyze the connection between the gender variable and the uberization, in order to understand the marginalized place of women in this type of work. Finally, the fundamental right to the limitation of the working hours is studied focusing on female uberized workers, with the objective of debating and thinking about ways to guarantee decent work for women who work at Uber and other similar digital platforms.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.