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Título: Presídio Tiradentes : a arte como forma de sobrevivência e resistência na ditadura militar
Autor(es): Carvalho, Hélio Barreto de
Orientador(es): Silva, Maria do Carmo Couto da
Assunto: Ditadura militar
Presidiários
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 19-Set-2022
Referência: CARVALHO, Hélio Barreto de. Presídio Tiradentes: a arte como forma de sobrevivência e resistência na ditadura militar. 2019. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas abordagens possíveis sobre trabalhos artísticos realizados no presídio Tiradentes, por presos políticos do regime militar no Brasil. Compreendendo elementos da situação política no Brasil na década de 60 e70, das rupturas democráticas em 1964 e 1968, o trabalho faz levantamento da produção artística engajada desse período, com enfoque nos artistas que se organizaram entorno da vanguarda da nova objetividade. Tendo esse pano de fundo, convida a entrar no cotidiano dos presos políticos, dando características importantes para compreender o fazer artístico do ateliê que lá se instalou. Finalmente, sugere possíveis desdobramentos teóricos e práticos à medida que esses trabalhos ganham alguma audiência institucional através de exposições, catálogos e outras formas de difusão em arte.
Abstract: This work aims to present some possible approaches on artistic works performed in Tiradentes prison, by political prisoners of the military regime in Brazil. Comprising elements of the political situation in Brazil in the 1960s and 1970s, of the democratic ruptures in 1964 and 1968, the work surveys the engaged artistic production of this period, focusing on the artists who organized themselves around the brazilian forefront of the new objectivity. With this background, it prepares us to enter the daily life of political prisoners, giving important characteristics to understand the artistic work in this studio that was installed there.Finally, it suggests possible theoretical and practical developments as these works gain some institutional audience through exhibitions, catalogs, and other forms of diffusion in art.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
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Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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